Com pesar, comunicamos o falecimento de Victor Bauer, aos 78 anos, ocorrido nesta data na cidade de Jaraguá do Sul, no Hospital São José, em razão de infarto cerebral.O velório acontece na Igreja Evangélica Luterana Centro, na cidade de Jaraguá do Sul.O sepultamento será nesta segunda-feira, dia 17,às 10 horas,no Cemitério Municipal do Centro também na cidade de Jaraguá do Sul
Além de empresário, Victor Bauer também teve destacada participação na vida pública em Jaraguá do Sul, onde foi eleito vereador para dois mandatos consecutivos e também Prefeito Municipal em duas eleições. Na primeira, em 1965, quando obteve 5.111 votos dos 8.851 votantes, e novamente, incentivado pela comunidade, em 1976, eleito com 10.889 votos dos 18.837 eleitores votantes. Construiu sua vitoriosa carreira política com trabalho, seriedade e coragem, criando as condições para a transformação de Jaraguá do Sul em cidade de expressão econômica em Santa Catarina e no Brasil. Responsável por diversas obras importantes para o desenvolvimento do município tanto na área de infraestrutura como na área social, Victor Bauer sempre foi um homem público visionário, reconhecido por gestores públicos, pela classe empresarial e principalmente pela boa gente jaraguaense. Como empresário foi diretor da Torrefação e Moagem de Café Alberto Bauer S/A Indústria e Comércio, que, por muitos anos produziu e comercializou o Café Bauer. Também foi proprietário da Capri Industrial Ltda., fábrica de chapéus e bolsas. Deixa esposa, quatro filhos, onze netos e quatro bisnetos.
Histórico
Filho de Alberto Bauer e Elfrieda Knuth Bauer, Victor Bauer nasceu em Blumenau no dia 06 de agosto de 1934. Quando tinha dois anos de idade, sua família mudou-se para Jaraguá do Sul. Consolidou sua carreira política e profissional trabalhando muito desde pequeno, dividindo seu tempo entre a escola, às atividades domésticas e o auxílio a seu pai na Torrefação e Moagem de Café, contribuindo para o crescimento da empresa que conquistou grande mercado consumidor em Jaraguá e Santa Catarina. Em 1956 casou-se com Elvira Henschel. O casal teve cinco filhos Paulo Roberto, Luiz Carlos (falecido), Yeda Marilú, Victor Júnior e Alberto Neto. Foi vereador em dois mandatos consecutivos e prefeito em dois mandatos alternados, consolidando-se como uma grande liderança municipal e estadual. Muitas de suas ações, realizadas frente ao executivo municipal, eram reproduzidas por prefeitos de outras cidades do Estado.
Carreira Política
Devido à liderança que exercia em Jaraguá do Sul e cidades vizinhas, Victor Bauer fez muitos amigos. Em 1958, ainda jovem, com 24 anos, foi convencido a disputar as eleições para o legislativo de Jaraguá do Sul com outros 58 candidatos, dentre os quais logrou ser o mais votado, o que o fez assumir o mandato de vereador motivado e fortalecido. Sem deixar se levar por vaidades, exerceu o mandato com ética e talento, cumprindo as promessas de campanha e lutando pelos interesses da comunidade. Devido ao bom trabalho realizado e, mais experiente, candidatou-se a reeleição em 1962 e prosseguiu seu trabalho na Câmara Municipal como um dos seus principais integrantes. Em razão do excelente desempenho no segundo mandato e com visibilidade do seu trabalho em todo o município foi motivado a disputar a eleição para o executivo municipal, o que aceitou sem relutar, pois sua vida sempre se caracterizou pelo enfrentamento de grandes desafios.
Em reconhecimento ao trabalho realizado no legislativo jaraguaense e detendo grande liderança junto à população do município foi eleito em disputadíssimo pleito, aumentando assim a sua responsabilidade em administrar a cidade, que pedia um gestor trabalhador, determinado e dinâmico, com conhecimento dos problemas estruturais a serem atacados, propostas viáveis e inovadoras para a região agrícola que beneficiassem as famílias e os trabalhadores rurais, com disposição para realizar uma administração séria e transparente e, acima de tudo, que pensasse a cidade para o futuro.
No início da sua gestão como prefeito, Victor Bauer empreendeu um trabalho voltado à melhoria da estrutura da administração da cidade. Uma das primeiras medidas foi dotar o município de um moderno equipamento rodoviário, com maquinário de última geração, até então só visto em grandes prefeituras como as de Joinville, Blumenau e Florianópolis. Aos poucos ele foi realizando obras, serviços e ações que projetaram Jaraguá do Sul no contexto regional e estadual.
Administrador Visionário
Como prefeito tinha o hábito de receber, em seu gabinete, gestores de cidades vizinhas que vinham a procura do empréstimo de máquinas e em busca de subsídios para projetos nas mais diversas áreas. Defendeu sempre a integração regional onde Jaraguá do Sul liderava e também era parceira de seus vizinhos. Na época as grandes cidades da região eram governadas pelos “bês”. Destacavam-se as administrações de Bender em Joinville, Becker em São Bento do Sul, Bylaardt em Guaramirim e dele próprio em Jaraguá. Na época aconteceu a criação de uma fundação intermunicipal, a FIDESC (antecessora da AMUNESC e da AMVALI) que proporcionou integração técnica e política dos municípios do norte e nordeste catarinense na elaboração de projetos, viabilização de recursos, empréstimos de equipamentos e promoção de parcerias estratégicas voltadas ao desenvolvimento econômico e social. Foi também no seu mandato inicial que o Prefeito construiu e inaugurou o Parque de Exposições Agropecuário e Industrial da cidade e, para dar mais identidade ao município, editou a lei que criou o Brasão e a bandeira de Jaraguá do Sul.
O Prefeito via no município a possibilidade de um amplo crescimento, muito além do seu já desenvolvido setor Agroindustrial. Considerado um visionário para a época, Victor Bauer foi o responsável por colocar definitivamente Jaraguá do Sul no mapa do Estado e do País. Ele elaborou e pôs em prática um moderno plano diretor da cidade para que as empresas do município pudessem escoar com facilidade os seus produtos e incentivou o surgimento de dezenas delas. Preocupado em melhorar a condição de vida da população, criou o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), que garantia o abastecimento de água em todo o município. Seu apoio foi fundamental para que a cidade recebesse o sinal de emissoras de televisão e para a criação do Corpo de Bombeiros Voluntários. Decisões acertadas em seu mandato permitiram a aquisição de imóveis localizados em áreas estratégicas (áreas da lagoa do Czerniewicz e ao lado da Malharia Marquardt) e permitiram, mais tarde, que a administração municipal, doasse os mesmos para a construção da sede da SCAR e da ACIJS e da escola do SENAI/SESI.
Jaraguá Desenvolvida
No seu segundo mandato, o chefe do executivo municipal voltou a ter preocupação com o desenvolvimento do município, trabalhou arduamente para melhorar a ligação viária de todos os bairros e localidades com o centro da cidade, também ampliando e melhorando a malha viária do interior. Neste período, realizou grande obra de pavimentação asfáltica das principais vias urbanas da cidade, inovando ao não cobrar qualquer valor dos proprietários pela benfeitoria – entendia que as vias públicas beneficiam toda a população e não apenas aos proprietários localizados a margem delas. Obstinado e conhecedor das dificuldades dos trabalhadores da área rural, que, por falta de energia elétrica, tinham que realizar muitas tarefas do campo com o uso da força física, o prefeito iniciou um programa municipal de eletrificação rural. O que era apenas um sonho foi ganhando contornos de realidade e, ao final do seu mandato, todas as propriedades rurais do município já possuíam energia elétrica, o que alavancou ainda mais o setor produtivo da cidade.
Na educação fortaleceu as escolas de ensino fundamental. Com isso, se constatou efetiva melhoria na qualidade do ensino, bem como sua expansão. Com a metamorfose do crescimento que a cidade vinha passando, os jovens jaraguaenses eram obrigados a buscar formação superior em outras cidades como Blumenau, Florianópolis, Joinville e Curitiba. Preocupado com o êxodo da população jovem do município, Victor Bauer, atendendo a reivindicação da comunidade acadêmica local, capitaneada pelo Padre Elemar Scheid, consolidou o processo de fortalecimento da Fundação Educacional Regional Jaraguaense-Ferj, hoje UNERJ viabilizando as condições e iniciando a implantação do seu campus universitário. Também foram criados novos cursos a fim de atender as demandas da cidade e região, sempre articuladas com o desenvolvimento econômico local e regional.
Foi na sua segunda gestão que o esporte ganhou força na região e os pequenos torneios de futebol amador, disputados de forma dispersa, foram concentrados em um único campeonato. Nascia assim em 1978, o 1º Campeonato Varzeano da Cidade. Com o incentivo que o esporte ganhou no município nas mais diversas modalidades Bauer pensou mais longe. Acreditou na proposta de modernização do esporte em Santa Catarina pregada por Arthur Schlosser e garantiu as condições para a cidade sediar a 21ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). O evento serviu para unir ainda mais os jaraguaenses e mostrar para Santa Catarina uma Jaraguá desenvolvida e forte não só nos esportes, mas também na saúde, educação, cultura, turismo e na geração de emprego e renda com o fortalecimento das indústrias e do comércio. Aos poucos a cidade foi se interligando com a construção das pontes Tavares Sobrinho, na Ilha da Figueira, Bertha Weege, na Barra do Rio Cerro, e Alberto Bauer, em Nereu Ramos.
Durante toda sua vida pública realizou dezenas de viagens à capital catarinense e a Brasília para reivindicar melhorias em favor de Jaraguá do Sul e região. A maior delas viu concretizada no seu segundo mandato de Prefeito quando, foi inaugurada a ligação asfáltica da cidade com a BR 101.
Victor Bauer, mesmo depois do exercício dos mandatos para os quais foi eleito continuou apaixonado pela política e a viveu intensamente mesmo desvinculado de partidos políticos acompanhando a carreira de seu filho Paulo e servindo como referência para novos e antigos políticos que o procuravam em busca de conselhos e apoio.
Além das atividades políticas e empresariais, Victor Bauer também teve destacada atuação na vida social de Jaraguá sendo Sócio Benemérito do Clube Atlético Baependi. Como presidente da Comunidade Evangélica Luterana realizou a grande obra da primeira reforma total da Igreja Apóstolo Pedro, no centro da cidade.
O Senador Paulo Bauer, neste momento de tristeza, resume a vida de seu pai dizendo: “ele nos deixa a lembrança e os exemplos de um pai amigo, que viveu sua vida com intensidade e simplicidade; de um homem sincero e verdadeiro e de um cidadão que, como homem público, escreveu sua história com as tintas da honradez e do trabalho. Perco um grande conselheiro, um fiscal do meu trabalho, meu melhor e maior eleitor. Continuarei trabalhando com ética e elevado espírito público em homenagem à sua memória”.
( Da Assessoria de Comunicação)