O Programa Saúde na Escola, desenvolvido pela administração do prefeito Rodrigo Bolinha (PSDB), em Itapema, contribui para a formação e o desenvolvimento integral dos estudantes. Nos meses de abril, maio, junho e julho, as Equipes de Saúde da Família estiveram nas escolas, realizando atividades diferenciadas como o teste de aptidão visual.
Segundo a Coordenadora do Centro de Referência e Especialidades (CERES), Sandra Galisa, todos os pacientes foram agendados previamente. “As crianças chegaram na hora marcada, receberam o colírio, fizeram o teste de refração visual e em seguida passaram pelo especialista. Se a dificuldade visual fosse confirmada, já recebiam a receita e novos encaminhamentos, quando necessário,” explicou a coordenadora do CERES.
Para o Oftalmologista Bruno Menino, que realizou as consultas do mutirão, quanto mais cedo o diagnóstico, maiores serão as chances de estabilizar ou até reverter o problema. “Atendemos um caso de uma criança com estrabismo. Se não houvesse o acompanhamento antes dos setes anos ela provavelmente perderia a visão de um dos olhos“, alertou. O especialista ressaltou ainda a boa estrutura oferecida pela Prefeitura de Itapema. “Os equipamentos são de qualidade, permitem o atendimento eficiente e um diagnóstico preciso para todas as crianças”, afirmou.