É comum ouvir que o Brasil precisa promover ampla renovação política. Estamos todos de acordo: mudar é preciso. A mudança política demanda tempo e reflexão. Portanto, para que o processo político brasileiro comece a receber oxigênio, é necessário que plantemos as sementes. E as sementes estão em nós jovens. A sociedade precisa olhar com mais atenção para o papel do jovem.
Uma boa parcela considerável da nossa juventude busca se engajar politicamente, mesmo que não seja de uma maneira “institucionalizada”, sob a forma de filiação a alguma entidade. Com a facilidade de acesso à informação pela internet hoje em dia, não existente nas gerações anteriores, os jovens têm procurado conhecer o contexto político e se posicionar diante do atual cenário.

Mas estamos em uma democracia. E nesta democracia é necessário estarmos em um partido político para participarmos efetivamente das decisões em nosso município, estado e país. É através de um partido político, que temos a oportunidade de iniciar o debate de ideias que englobam a nossa vida social. Um partido é mais que uma sigla, é um conjunto de ideias que norteiam um conceito, uma ideologia e uma causa.
No PSDB, a Juventude Tucana surgiu junto com a fundação do Partido da Social Democracia Brasileira, em 25 de junho de 1988, porque muitos jovens que militavam no PMDB, em outros partidos, em organizações não governamentais (ONGs), nas agremiações estudantis, acreditaram desde o início na proposta de formação de um Partido Social Democrata no Brasil. O movimento cresce com a memorável campanha de Mário Covas para Presidente do Brasil, em 1989.
Os jovens precisam ser motivados. Com bons exemplos, com histórias de decência, com valores e princípios éticos. O jovem é e será o esteio da transformação política brasileira. Afinal, há coincidência básica na ação política e na ação dos jovens. A juventude não é o futuro. O jovem é o presente construindo o futuro.
Em Santa Catarina, nossa Juventude tem por objetivo promover a formação política, qualificar os quadros para defesa da democracia, despertar e estimular militâncias, formar novas lideranças e constituir uma rede social democrata em Santa Catarina.
Vamos juntos construir uma sociedade inovadora, trabalhadora e mais humana.
Rafael Bianchi
Presidente da JPSDB/SC