PSDB – SC

Pátria educadora? Senador Paulo Bauer volta a criticar descaso com a UFSC

Cirurgia é sucesso e Senador e Presidente Estadual do PSDB/SC já está em recuperação.A falta de respeito do governo federal com Santa Catarina foi, mais uma vez, cobrada pelo senador Paulo Bauer no Plenário do Senado. Na tarde desta quarta-feira (19), ele denunciou o descaso com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Bauer denunciou a situação dos alunos de medicina veterinária do campus de Curitibanos.

“Lá, os estudantes entraram em greve, ocupando o prédio da universidade para protestar contra as lastimáveis condições de ensino a que são submetidos por falta de estrutura, equipamento e até de professores”, disse o senador.

Bauer já havia alertado para o problema no último mês de maio.

Outro problema ocorre no campus da UFSC em Joinville. As obras, prometidas para serem entregues em 2014, estão abandonadas.

“O ministro da educação diz apenas que não há dinheiro. Nem estima prazo para terminá-las. As estruturas expostas dos prédios estão sendo corroídas pelo tempo, assim como o dinheiro do contribuinte que já foi gasto na construção. Chega a ser um monumento à incompetência”, argumentou o parlamentar.

Para ele, o lema “pátria educadora” é mais uma falácia que o governo federal criou. Bauer vê com temor os cortes nos investimentos que não atingem somente o ensino superior. Para a pós-graduação, Dilma cortou em 70% as verbas em relação ao ano anterior.

“O pagamento de bolsas  de extensão e iniciação científica está atrasado e os cortes atingiram duramente o crédito estudantil. A equipe da presidente Dilma redesenhou o Fies para 2015, com redução do número de novas vagas e do prazo de amortização do empréstimo, além do aumento de 200% na taxa trimestral paga pelos estudantes, entre outras restrições”, lembrou Bauer.

Situação semelhante ocorre com o Pronatec e até com a educação infantil. São ações que colocam em risco o futuro da nação.

Da assessoria do senador

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *