O senador Paulo Bauer fez fortes cobranças ao Presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, durante a realização do Fórum Parlamentar Catarinense na Associação Comercial e Industrial de Joinville (Acij), que estava com seu auditório lotado. Bauer exigiu um posicionamento sobre a interminável novela das duplicações das BRs 280 – que vive de cancelamento de licitações- e do eixo sul da BR 101, que se arrasta há mais de uma década, além do contorno ferroviário de Jaraguá do Sul. O parlamentar garantiu que vai continuar utilizando a tribuna do Senado para defender as duplicações das BRs 282 e 470 e também o contorno rodoviário de Florianópolis.
A atividade teve forte representatividade política e empresarial. Presentes o coordenador do Fórum Parlamentar deputado federal Marco Tebaldi (PSDB), Esperidião Amin (PP), Carmem Zanotto (PPS) e Mauro Mariani (PMDB). Também marcaram presença os deputados estaduais Nilson Gonçalves (PSDB), Sandro Silva (PPS) e o prefeito de Joinville Udo Dölher e o vice Rodrigo Coelho. Mário Aguiar Presidente da Acij e da Câmara de Transportes e Logística da Fiesc (Federação das Indústrias do estado de Santa Catarina), destacou, principalmente, as obras emergenciais do estado como construção de uma usina de regaseificação na Baia Babitonga e a melhoria das condições das vias estaduais e federais.
O diretor geral da ANTT ressaltou a importância do fórum, pela sua representatividade em defesa dos interesses do estado e afirmou a possibilidade de estudar a terceira pista para a BR-101 e o contorno da região metropolitana de Joinville.
Além de soluções em infraestrutura, a proteção aos produtores de Banana, que estão sofrendo com a importação do Equador e os alunos da Univille e Unisociesc, que solicitam a melhor mobilidade interna nas universidades foi debatida no fórum.
Texto: Reginaldo Jorge, assessoria de Comunicação