A importância da atividade agropecuária catarinense é inegável, por isso o agricultor também é prioridade para o candidato ao governo do estado Paulo Bauer. Uma de suas ações como senador foi lutar junto ao governo federal pela defesa da Agricultura do estado, solicitando a abertura de linha especial de crédito às agroindústrias, às cooperativas e aos produtores para a compra de milho e de farelo de soja, garantindo a produção de aves. Além disso, pediu a prorrogação das dívidas de financiamento com vencimento em 2012, ajudando o setor a enfrentar a grave crise deste ano.
“Toda essa rica atividade econômica somente vai crescer e se desenvolver ainda mais se proporcionarmos apoio e incentivo ao agricultor, ao pecuarista e à agroindústria. Precisamos capacitar os produtores rurais para melhor gerenciar seu negócio, desenvolvendo conhecimentos e inovações”, afirmou o candidato.
Bauer também tem em seu Plano de Governo diversas ações para fortalecer a Agricultura no estado, como a organização territorial diferenciada, que permite a sobrevivência e o trabalho de mais de 150 mil famílias na agricultura familiar, e o apoio ao crescimento e à expansão do agronegócio e da pecuária. Além disso, o Plano propõe estimular o cooperativismo e o associativismo; dar apoio profissional, técnico e social ao agricultor; aumentar a produtividade e a competitividade na área rural; aumentar o valor agregado da produção agropecuária de Santa Catarina; e ainda valorizar os produtos e serviços da agricultura familiar, proporcionando segurança alimentar, sustentabilidade ambiental e aumento de renda.