Blumenau-SC O prefeito tucano Napoleão Bernardes (PSDB-SC) fez uma avaliação do mandato em Blumenau/SC. Eleito aos trinta anos de idade, Bernardes já é apontado como uma das mais jovens lideranças do PSDB no país.
“Nosso Governo se baliza pelos princípios éticos que a população quer ver nos políticos: legalidade, transparência, moralidade, respeito às pessoas e ao dinheiro público (gestão eficiente). Por esta razão, às vezes temos que tomar decisões para fazer o certo, aquilo que é justo, que é melhor para a comunidade – e, claro, somos criticados pela oposição. Para fazer o certo na administração pública, precisamos ter coragem para, às vezes, patrocinar medidas impopulares. Nosso governo não joga para a plateia, não busca o aplauso fácil. Fazemos aquilo que deve ser feito para o bem de Blumenau para que no final do mandato as pessoas possam fazer o julgamento de nossa gestão” disse.
Para o tucano uma gestão eficiente tem uma receita simples “Dos recursos próprios do município o gestor deve gastar menos com o governo, menos com a burocracia pra poder ampliar a capacidade de investimento. Tanto é que nós tivemos uma atitude corajosa e uma ação relativamente inédita na história recente da política catarinense. Nós tivemos a condição político administrativa de ainda no fim da transição, mesmo antes da posse de oportunizar uma reforma administrativa que eu sancionei no primeiro dia de governo.
Napoleão destaca que seu primeiro ato como prefeito foi transformar em lei a reforma administrativa cortando cinco secretarias e diminuindo quase uma centena de cargos de confiança, determinando ainda a redução no volume de alugueis pagos pela prefeitura para incrementar a capacidade de investimentos. “Então o grande lance pra o administrador público e ter a capacidade de otimizar, de dar mais capacidade de investimento pra cada real que é arrecadado”, disse.