Reunião nesta segunda-feira, em Florianópolis, também tratou da aproximação com o Governo Estadual
A executiva estadual do PSDB, com a presença das bancadas federal e estadual, e dos seis prefeitos tucanos eleitos das maiores cidades de Santa Catarina, debateram, nesta segunda-feira (28/11), o resultado das eleições deste ano e traçaram as metas para 2018. Também foi feita a avaliação sobre a participação ou não no governo Estadual.
A prioridade do partido catarinense será a eleição majoritária em 2018. “Teremos candidato ao governo do Estado e não abrimos mão, nem vamos negociar esta situação. Vamos estruturar a eleição para ter chapa pura de candidatos a deputado federal e a estadual”, explica o deputado Marcos Vieira, presidente estadual da sigla.
Na reunião que durou quatro horas também foi avaliada a participação no governo de Raimundo Colombo. “O consenso foi o de que não gostamos da forma como esta negociação foi iniciada, ou seja, pela imprensa. O PSDB não negocia por jornal, nem por ligações de terceiros, e vamos, a partir de agora, esclarecer quais são as condições dessa possível entrada do PSDB no governo de Raimundo Colombo. O que, efetivamente, o governador está propondo para o nosso partido. Outra situação que está bem clara é que, uma possível participação no governo de Raimundo Colombo não tem qualquer compromisso com as eleições de 2018. O PSDB tem projeto próprio”, esclareceu Marcos Vieira, que será o único interlocutor com o governo.
Participaram do encontro, além do presidente estadual Marcos Vieira, os senadores Dalírio Beber e Paulo Bauer, os deputados federais Geovânia de Sá e Marco Tebaldi, os deputados estaduais Vicente Caropreso, Leonel Pavan, Mário Marcondes e Serafim Venzon, bem como o secretário-geral da sigla, Dóia Guglielmi, e o primeiro vice-presidente Gilmar Knaesel. Os prefeitos eleitos de Criciúma, Clesio Salvaro, de Blumenau, Napoleão Bernardes, de Rio do Sul, José Thomé, de Concórdia, Rogério Pacheco, de Navegantes, Emílio Vieira, de Caçador, Saulo Sperotto, e o vice-prefeito eleito de Florianópolis, João Batista Nunes, também participaram da avaliação.
Avaliação positiva
Diante de todos, o presidente do PSDB-SC, deputado Marcos Vieira, apresentou algumas estatísticas que confirmam o crescimento da sigla no Estado. O PSDB elegeu 39 prefeitos, 33 vice-prefeitos e 355 vereadores, e vai administrar uma população de quase 1,3 milhão de catarinenses a partir de janeiro. Os números consolidam os tucanos entre as três principais forças políticas de Santa Catarina.
De acordo com o presidente Marcos Vieira, passada a eleição o PSDB conclui os três primeiros desafios a que se propôs em termos de crescimento partidário. “Temos repetido por onde fomos nestes pouco mais de 15 meses: até as eleições o PSDB tinha três desafios principais: estar presente no maior número de municípios do Estado, e hoje estamos em 291 dos 295; fortalecer o partido em número de filiados, e hoje somos quase 103 mil em SC, com mais de 10 mil novas filiações em 15 meses; e, por fim, se consolidar como uma das três principais forças políticas do Estado, o que hoje é fato diante dos números que o PSDB alcançou nas urnas. Tudo isso merece ser celebrado nesse momento e é fruto da nossa militância aguerrida e de todos que aceitaram este desafio que lançamos no ano passado”, mas já é hora de pensarmos em 2018, e este passa a ser o novo desafio do PSDB de Santa Catarina, o quarto: chapas puras de candidatos a deputado estadual e federal em 2018. Temos bons nomes em todas as regiões e totais condições para, trabalhando desde já, viabilizar este projeto que, sem dúvida, deixará o partido ainda mais forte”, explicou o presidente Marcos Vieira.