PSDB – SC

PSDB lidera pesquisa presidencial em Santa Catarina. Lula amargaria 3º lugar

aecio-neves-convencao-sp-foto-orlando-brito261Uma pesquisa de intenção de votos divulgada nesta terça-feira (06) e feita entre eleitores de Santa Catarina, divulgada pelo instituto Paraná Pesquisas, aponta alguns dos principais nomes do PSDB à frente da preferência popular para as eleições presidenciais de 2018.
Se as eleições fossem realizadas hoje, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, seria o primeiro colocado, com 46,4% dos votos. Em seguida, viria a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede), com 12,6%, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, com apenas 12,2%.
No caso de uma disputa com o senador José Serra (SP), que tem o apoio de 37,2% dos catarinenses, Lula continuaria na terceira colocação, com 11,9% da preferência. Marina teria 16,6% dos votos. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, também seria a escolha de 34% dos eleitores se as eleições fossem hoje. Marina ficaria com 18,2%, e Lula com 12,3%.

Rejeição recorde do petista

Já no quesito rejeição, Lula saiu como o campeão absoluto: 73% dos entrevistados declararam que não votariam no ex-presidente petista de jeito algum. O Instituto Paraná também consultou a população catarinense sobre a gestão da presidente Dilma Rousseff. O índice de reprovação ao governo chegou a 88,3%. Apenas 9,4% dos entrevistados consideraram a gestão de Dilma Rousseff boa ou ótima. Foram ouvidos 1.324 eleitores em 60 municípios.

Presidente estadual do PSDB, deputado Marcos Vieira defende que cada um dos 295 municípios tenha o melhor projeto possível
Presidente estadual do PSDB, deputado Marcos Vieira diz que números refletem o sentimento do eleitor catarinense

O presidente estadual do PSDB, deputado Marcos Vieira, viu o resultado da pesquisa com absoluta naturalidade: “Os números expressam a realidade daquilo que vemos nas ruas, andando por todo o Estado. SC deu votação recorde ao senador Aécio em 2014 (mais de 62% dos votos), tem as cidades com as maiores votações proporcionais do tucano no país (Benedito Novo, no Alto Vale, deu 84% dos votos ao candidato do PSDB no segundo turno, enquanto Brusque deu 83%). E a população catarinense é politizada, lê, se informa, sabe o que está acontecendo. Ninguém mais aguenta as mentiras e as manobras desse governo para se segurar no poder”, destacou Marcos Vieira.

O senador Paulo Bauer, candidato ao governo do Estado em 2014, também analisou os números: “Os resultados dessa pesquisa comprovam que os catarinenses mantêm suas convicções. É um estado que rejeita há anos o método de governar do PT, que não quer depender de assistencialismo, que é contra a corrupção  e que não aguenta mais contribuir tanto e receber quase nada de investimentos em infraestrutura, saúde e segurança”, disse o senador Paulo Bauer.

Os tucanos também avaliaram como positiva para o partido uma pesquisa de intenção de votos entre eleitores de Santa Catarina, divulgada pelo instituto Paraná Pesquisas,  que aponta alguns dos principais nomes do PSDB à frente da preferência popular em 2018. “É um reflexo da simpatia do eleitor catarinense pela social-democracia, já demonstrada em eleições anteriores como no ano passado, quando Aécio Neves obteve 62% dos votos válidos em Santa Catarina”, analisou o líder da bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Serafim Venzon.

O líder tucano observou, entretanto que é preciso transformar essa simpatia em votos também nos candidatos locais, por isso a missão e o esforço atual das  lideranças do  partido em prospectar candidaturas viáveis que possam representar opção de voto em todas as regiões do Estado. “Isso já será possível para as eleições municipais do ano que vem”, garante Venzon.

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *