PSDB – SC

Retrospectiva 2013: Mandato do deputado Marcos Vieira é voltado aos municípios

Deputado Marcos Vieira Foto DivulgaçãoFlorianópolis- Municipalista por convicção, o deputado estadual Marcos Vieira (PSDB) está entre os mais atuantes parlamentares de Santa Catarina. Presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Assembleia Legislativa, foi relator de importantes projetos relevantes para o Estado.
O deputado, que conhece 285 dos 295 municípios catarinenses, percorre semanalmente as diversas regiões do Estado, levando recursos e ajudando na busca de soluções. Uma da suas principais bandeiras é a questão rodoviária, por isso, atuou fortemente como na recuperação da SC-480, que liga Bom Jesus até São Domingos. A estadualização e o projeto de engenharia da SC-350, que liga Abelardo Luz até Ponte Serrada (BR-282). A federalização da SC-163, no trecho Itapiranga até São Miguel do Oeste, que passará a ser BR. Na área da Saúde liberou recursos para a construção de Postos de Saúde, como em Itá. Na educação atuou em diversas frentes como no ginásio coberto de Guarujá do Sul e na reforma na Escola João XXIII, em Maravilha, além de ajudar uma das entidades mais importantes do Brasil, a Apae, como em Vargem Bonita, para a reforma do prédio, para a Apae de Santo Amaro da Imperatriz, para a de Arroio Trinta e para Pinhalzinho que também terá a reforma do prédio.
Municípios melhoraram sua infraestrutura com o apoio de Vieira, como na liberação de recursos do BADESC e do FUNDAM. Foram beneficiadas cidades como Palmitos, São Carlos, Saudades, Romelândia, São Miguel da Boa Vista, Tigrinhos, Modelo, Alfredo Wagner, Serra Alta, Chapadão do Lageado, Imbuia e diversas outras. Conhecedor da realidade dos municípios, Vieira defende o que chama do fim da ditadura financeira no Brasil. Desde a Constituição Federal de 1988, criou-se uma pirâmide perversa. “Na base temos os municípios que ficam com 13% de tudo o que se arrecada. No meio da pirâmide temos os Estados que ficam com 17% e, no topo, a União com 70%. É muito pouco para os prefeitos resolverem os problemas dos municípios”, afirmou o deputado.

Dos pequenos aos grandes temas

Dos pequenos aos grandes temas. Seja uma passarela na SC-163, para atender duas comunidades em Irani ou a situação trabalhista dos agricultores que plantam cebola, na região do Alto Vale do Itajaí, Vieira se dedica à solução dos diversos problemas. Presidiu três das maiores audiências públicas promovidas na história da Alesc, como a que debateu a pavimentação da estrada que liga Dionísio Cerqueira até Princesa, que reuniu 700 pessoas. Outras 500 pessoas participaram da Audiência Pública realizada em Maravilha, onde Vieira defendeu a construção de uma subestação da Celesc no município e a maior de todas, realizada em Alfredo Wagner com 2 mil agricultores, sobre as denúncias dos excessos na fiscalização do Ministério do Trabalho. Desta Audiência, o deputado conseguiu formar uma Comissão que foi recebida pelo Ministro do Trabalho, Manoel Dias. Com esta ação, o Ministro garantiu a resolução dos problemas.

Audiências Públicas com recorde de público

Ouvir a comunidade é um dos motes de seu mandato. Vieira, por meio da Comissão de Administração, Trabalho e Serviço Público presidiu uma das audiências com maior público já realizadas pela Assembleia Legislativa. O encontro que tratou da fiscalização aos produtores de cebola do Alto Vale do Itajaí reuniu cerca de duas mil pessoas em Alfredo Wagner, no dia 30 de setembro. De acordo com o deputado estadual Marcos Vieira (PSDB), a solução será feito em conjunto com o Ministério do Trabalho. Após o encontro, três outras reuniões foram realizadas, uma inclusive com a presença do ministro Manoel Dias, na Capital, para encaminhar uma solução para o problema. A segunda de maior participação pública aconteceu no distrito de Jorge Lacerda, em Dionísio Cerqueira. O evento, que reuniu 700 pessoas, a maioria agricultores, debateu a estadualização da Rodovia Caminhos da Fronteira, que liga os municípios de Princesa a Dionísio Cerqueira e é um dos corredores para a exportação e importação de produtos do Grande Oeste.
A terceira grande Audiência Pública lotou a Câmara Municipal de Maravilha, quando lideranças regionais e a Celesc debateram a instalação de uma subestação de energia no município. O deputado, que acompanha o problema desde o início foi enfático em afirmar que a estatal não poderia deixar de dar uma resposta à sociedade, pois o crescimento econômico do Extremo Oeste depende do fornecimento de energia. Em 20 de junho, no encontro, a Celesc garantiu a construção da subestação.
A educação também foi motivo de preocupação do mandato de Vieira. Uma audiência Pública, na Capital, reuniu lideranças do Oeste do Estado e a reitoria de UDESC. O motivo do encontro foi a expansão da Universidade no Campus de Palmitos. Vieira salientou que a Universidade, criada há 50 anos para ajudar a desenvolver o Estado, deveria cumprir a sua função, reforçando o ensino em locais onde o acesso à educação é distante.

Homenagem
A mais alta honraria do Parlamento Catarinense, a Comenda do Legislativo, foi concedida à Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) em sessão solene realizada na Assembléia Legislativa de Santa Catarina em Florianópolis. A indicação foi do deputado Marcos Vieira (PSDB).O presidente da UNIARP engenheiro Gilberto Seleme recebeu a homenagem em nome dos alunos, professores, funcionários e comunidade caçadorense. A Comenda presta homenagem às personalidades e organizações que promovem o engrandecimento social, cultural, político e econômico do Estado. Diversas autoridades estiveram presentes na homenagem à UNIARP como o prefeito Gilberto Comazzetto, presidente da FIESC Glauco Corte, reitor Adelcio Machado dos Santos entre outros.

 Solução para os Centros de Formação de Condutores

Graças ao empenho do deputado Marcos Vieira junto ao Governo do Estado, centenas de empregos em Santa Catarina foram mantidos. O problema que se arrastava desde 2011 era a legislação que trata do serviço dos Centros de Formação de Condutores (CFCs). Com uma modificação, um edital seria lançado, colocando cerca de 100 autoescolas, algumas com mais de 30 anos de funcionamento, em condições de serem extintas. Após diversas reuniões com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, o edital foi suspenso e uma comissão foi formada para avaliar os itens de um outro edital a ser lançado e que atenda às necessidades do Estado, das empresas e dos usuários destes estabelecimentos. A alteração na legislação, uma das sugestões de Vieira, não foi descartada.

Homenagens recebidas

Em 2013, o deputado recebeu quatro títulos de Cidadão Honorário, que junto com os outros quatorze títulos de anos anteriores, reconheceram o trabalho de Marcos Vieira. O deputado recebeu a honraria em 2013 de Irani, Maravilha, Vargem Bonita e Santa Helena.

No Gabinete:

– Aproximadamente 1,2 mil ofícios em resposta à solicitações feitas
– 210 acompanhamentos a pacientes do interior
– Aproximadamente 190 municípios visitados
– Cerca de 390 entrevistas para a imprensa do Estado
– Deputado atendeu em torno de duas mil pessoas em seu gabinete
– Entre Projetos, Moções, Indicações, Requerimentos, Emendas, foram cerca de 330 documentos
– 28 relatorias na Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos
– Promoveu 04 audiências públicas
– 01 projeto de utilidade pública na Comissão de Trabalho.
– 03 relatorias na Comissão de Finanças e Tributação
– 05 indicações
– 06 projetos apresentados

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *