PSDB – SC

Senador Dalirio Beber condena mais cobrança de impostos e defende mudança na postura do governo

O senador catarinense Dalirio Beber comentou na manhã desta quinta-feira (10), a divulgação feita pela agência de classificação de risco Standard & Poor’s, que na quarta-feira (9) rebaixou a nota de crédito soberano do Brasil, que reflete a confiança de se investir no país.

A nota foi rebaixada de “BBB-” para “BB+”, com perspectiva negativa.

Em seu comunicado, a agência chama a atenção para a deterioração fiscal e a falta de coesão da equipe ministerial, como causas da decisão de rebaixar a nota.

“Os desafios políticos que o Brasil enfrenta continuam a pesar na capacidade do governo e vontade de submeter ao Orçamento de 2016 ao Congresso consistente com a política de ajuste fiscal assinalada durante o segundo mandato da presidente Dilma Rousseff”, destaca a S&P.

“Estamos infelizmente colhendo o que foi plantado, alguém plantou essas dificuldades todas que estão sendo constatadas agora. Há muito tempo a oposição na Câmara e Senado já vinha alertando o governo sobre as dificuldades que o país viria a enfrentar se não houvesse por parte do governo federal uma mudança de atitude, ou seja, o reconhecimento que o cenário que se descortinava, e que poderia sim levar o país a essa situação grave de descrédito interno e externo”, disse o senador.

Para Dalirio, o alerta da agencia Standard & Poor’s, que rebaixou o grau de investimento no Brasil, agora mostra com mais clareza o alerta para que o governo, seus ministros e a base aliada, mudem de atitude.

“Temos que fazer que a máquina pública seja diminuída e haja por parte do governo um reconhecimento verdadeiro, e não é “se cometemos erros, talvez tenha sido possível”.  O que deve ser dito é “cometemos equívocos e temos que mudar”, destacou.

O senador repetiu que a oposição teve a sua manifestação verdadeira durante o processo eleitoral do ano passado, e que hoje a mídia mostra o que foi apresentado pelo atual governo e o que o país vive hoje, chamado pela imprensa de “fraude eleitoral”.

“Lamentavelmente o nosso candidato Aécio Neves era desmentido nas suas declarações, atribuindo-se a ele, a irresponsabilidade ao fazer declarações sobre o real estado de saúde da União. E hoje quem está pagando esse preço alto são os brasileiros, muitos deles com o seu próprio emprego, colocando em risco a estabilidade da família, e sendo chamado agora a pagar ainda mais impostos”, destacou.

Para o tucano deve-se fazer urgentemente uma revisão completa de estrutura pública, especialmente do governo federal.

“Não é o momento de chamar mais imposto para pagar as contas da incompetência e da má gestão do governo. Temos que mudar a estrutura de poder para reconstruir a credibilidade, o que pé muito difícil. Vi ainda hoje uma manifestação de uma liderança, na Folha de São Paulo, dizendo que o governo acabou. Se acabou, temos que recomeçar um novo governo, e quem vai começar? A sociedade tem essa aspiração que se reconstrua o diálogo honesto com o país. Hoje o Brasil está muito mal, e quem está pagando a conta não é o responsável pela crise, são os nossos trabalhadores e empresários. Se o governo reconhecer seus equívocos e se propor a mudar a estrutura de gestão e poder, haverá disposição nossa, do PSDB, e também acredito, dos brasileiros, em trabalharmos juntos por um país melhor.

Da Assessoria do Senador

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *