Por proposição do deputado Marcos Vieira, homenagem aconteceu nesta segunda-feira

A maior honraria do parlamento catarinense foi concedida ao Senador da República pelo PSDB, Dalírio Beber. A homenagem, proposta pelo deputado estadual Marcos Vieira, foi nesta segunda-feira, no Plenário Deputado Osni Régis, em Florianópolis.
O advogado e empresário Dalírio Beber assumiu no Senado Federal em 19 de maio de 2015 a cadeira do ex-senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB), falecido em 10 de maio de 2015.
Dalirio Beber tem 67 anos e é casado com Eliana Cunha Beber, com quem tem três filhos: Andriei, Anderson e Andrigo. Massarandubense, aos 19 anos escolheu Blumenau para viver. Formou-se em Direito pela Universidade Regional de Blumenau – FURB, e conheceu a vida pública iniciando como office-boy da prefeitura municipal.
Em 1988, foi um dos fundadores do PSDB em Santa Catarina. Ajudou a difundir o partido no Estado, e ocupou vários cargos de direção até chegar à presidência estadual da sigla em 2003.
No governo do Estado foi presidente da Agência de Fomento de Santa Catarina (Badesc) e da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).
Para o deputado Marcos Vieira, a atuação do Senador Dalírio Beber em prol do desenvolvimento de Santa Catarina nas funções públicas que já ocupou, por si só, já seriam determinantes para a homenagem. “O Senador Dalírio Beber, que é presidente de honra do PSDB de Santa Catarina, já desenvolveu trabalhos relevantes frente aos órgãos que já presidiu e, agora, como Senador da República tem desenvolvido um trabalho de fortalecimento dos municípios, representando Santa Catarina com muita propriedade”, revela Marcos Vieira.
Ainda de acordo com Marcos Vieira, Dalírio foi convidado por Luiz Henrique para a posição de suplente, pelo apreço e reconhecimento que o peemedebista tinha ao seu trabalho de articulação. Pois foi um dos principais responsáveis por convencer o PSDB a compor a tríplice aliança em 2002, e que levou Luiz Henrique ao primeiro mandato de governador.
Em março de 2016 foi indicado pela bancada tucana e Coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense no Congresso Nacional.
Na sessão solene, o senador Dalírio foi representado pelo filho Andrigo José Beber, pois na mesma data e horário estava recebendo o título de cidadão honorário do município de Massaranduba.
A Comenda do Legislativo Catarinense é conferida anualmente e foi instituída pela Resolução 02, de 2008, que unificou as medalhas anteriormente concedidas pelo Parlamento estadual e é destinada às personalidades das mais diversas áreas, mais marcantes de cada ano.