PSDB – SC

Senador Paulo Bauer lamenta decisão do governo de reajustar medicamentos acima da inflação

paulo-bauer-foto-gerdan-wesley-3O setor farmacêutico é mais um que sofre os efeitos devastadores da grave crise econômica. E, pra variar, o brasileiro paga a conta. Pela primeira vez em mais de 10 anos, os medicamentos poderão ter aumentos acima da inflação. A expectativa é de que o governo aprove reajuste anual de 12,5% para os remédios. Os novos preços começam a valer a partir de quinta-feira, 31 de março.
As oscilações do câmbio e o aumento expressivo da energia elétrica tiveram grande influência na mudança, segundo explicou o presidente executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), Nelson Mussolini. “Cerca de 95% da matéria-prima utilizada na indústria farmacêutica é importada”, disse.
O senador Paulo Bauer (PSDB-SC) lamentou mais um aumento que pesará de forma significativa no bolso dos brasileiros, mas não se mostrou surpreso, uma vez que o histórico do atual governo do PT na área da Saúde escancara a total falta de planejamento.
“O anúncio de um novo aumento nos preços dos medicamentos, infelizmente, não surpreende. Desde seu início o atual governo federal mostra descaso para a questão da saúde e o bem-estar da população”, disse o senador tucano, ressaltando o absurdo de o Brasil ser o campeão do mundo na cobrança de impostos sobre remédios.
Paulo Bauer lembrou ainda que em 2011 um projeto de autoria dele buscou desonerar os medicamentos, medida que acabou barrada por interferência do Palácio do Planato. “Em 2011 apresentei a Proposta de Emenda à Constituição 115, que acabaria com a cobrança de tributos sobre medicamentos de uso humano. Nossa carga tributária é 30%, enquanto sobre remédios veterinários, por exemplo, é de 9%. Por interferência do Planalto, a PEC acabou sendo retirada da votação ainda na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)”, contou o senador tucano.
Paulo Bauer avalia ainda que, para Dilma e o PT, a preocupação maior é a arrecadação de impostos, mesmo que em detrimento da qualidade de vida dos brasileiros. “Através de um recurso estamos tentando trazer o debate para o Plenário, onde isso pode ser revertido. Resta saber se a maioria governista vai se sensibilizar com os anseios da sociedade. enquanto isso, nos resta lamentar profundamente mais um aumento no custo de vida da população”, finalizou o senador Paulo Bauer.

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *