Inovando o Varejo. Este é o tema da 45ª Convenção Estadual do Comércio Lojista promovida pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL-SC), que iniciou na quinta-feira e foi encerrada ontem, sábado (25), em Blumenau, e contou com a presença do senador Paulo Bauer (PSDB-SC) e de outras autoridades políticas do Estado de Santa Catarina. Mais de 1500 lojistas representando CDL´s de todo o Estado lotaram o auditório do Parque Vila Germânica. Os discursos de Paulo César Lopes presidentes da CDL de Blumenau, Sérgio Alexandre Medeiros presidente da Federação Catarinense da FCDL-SC e de Roque Pellizaro Junior presidente da Confederação Nacional da CDL, entusiasmaram os presentes. O prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSDB-SC), chamou a atenção dos presentes, quando discorreu sobre os projetos e incentivos que a municipalidade tem para o comércio local. A tônica da explanação de Napoleão ficou centrada na palavra parceria “com a integração das iniciativas pública e privada podemos fazer muito mais”.
Integrante no Senado da Comissão da modernização do Código de Defesa do Consumidor, o senador Paulo Bauer disse que vem trabalhando também para inovar as relações entre consumidor e lojistas. “Não se pode responsabilizar somente as lojas quando acontece um problema com um produto, as indústrias que os fabricam também devem ter a sua parcela de responsabilidade”, frisou Paulo Bauer.
Vencido pela força e organização das Câmaras de Dirigentes Lojistas, o governador Raimundo Colombo cancelou durante a sua fala para o público o Decreto 1.357 de autoria do executivo, que aumentava as alíquotas de ICMS. Os participantes da Convenção vibraram muito com mais uma vitória da categoria que mostrou força e união. Esta é a quarta vez que a Convenção acontece em Blumenau e os lojistas terão os três dias de evento para participar de várias palestras direcionadas para a área.