O deputado estadual Serafim Venzon (PSDB-SC) usou a tribuna na Assembleia Legislativa para criticar o sistema de abastecimento de energia elétrica no Brasil. O parlamentar está preocupado com as constantes quedas de energia que tem acontecido em Santa Catarina e também com o apagão ocorrido em partes do Brasil que deixou 3 milhões de pessoas sem energia elétrica em 11 estados. Segundo ele, é preciso abrir o mercado brasileiro para novas fontes geradores de energia.
Para Venzon, o atual modelo de geração de energia do Brasil depende muito das condições climáticas, sendo necessário diversificar sua composição. “O Brasil é um país de tamanho continental e com imensa diversidade de recursos naturais. Precisamos usar outras fontes para fazer a compensação nos momentos em que energia hidrelétrica é insuficiente. Neste sentido, a utilização das reservas de carvão catarinenses poderia ser uma boa iniciativa”, disse.
O deputado tucano lembra que Santa Catarina é responsável por 39% de todo carvão mineral produzido no país. O setor corresponde a 4% da economia do Sul catarinense. Em 2013, o Estado tinha uma reserva de 3,6 bilhões de toneladas de carvão. “É necessário a permanência do carvão mineral na matriz energética nacional. Ela trará maior estabilidade para toda sociedade”, afirma o parlamentar.
Em Santa Catarina, o início das atividades carboníferas aconteceu no final do Século XIX, realizadas por uma companhia britânica que construiu uma ferrovia e explorava as minas. Os maiores produtores de carvão mineral são a China, os Estados Unidos, a Austrália, a Rússia e a Indonésia.