O congresso nacional realiza nesta terça-feira, no plenário do senado, uma sessão solene em comemoração ao Plano Real. A homenagem acontece por iniciativa dos deputados federais Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) e Mendes Thame (PSDB-SP) e do presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves,
Integrantes da equipe que elaborou e implantou o Real, como o ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco e Elena Landau além do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso participarão da sessão.
O deputado estadual Marcos Vieira (PSDB-SC) lembra que a publicação da Medida Provisória 434 no Diário Oficial da União, no dia 27 de fevereiro de 1994, entrou para a história como um dos maiores feitos políticos do Brasil. Estava estabelecida a Unidade Real de Valor (URV), que em seguida se transformou na nova moeda, o Real. “O chamado Plano Real foi idealizado pelo então ministro da economia, Fernando Henrique Cardoso, e significou a estabilização da economia brasileira que até aquele momento apresentava índices inflacionários de até 2.500% ao ano. Um dos grandes feitos do PSDB e que possibilitou o avanço da economia brasileira, o combate à miséria e o desenvolvimento dos programas sociais”, relembrou Vieira.
Para o ex-governador de Santa Catarina, Leonel Pavan, o Plano Real é uma das mais importantes conquistas do Brasil e do PSDB. “O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso soube conduzir brilhantemente sua equipe e promover a estabilização econômica e o fim da inflação elevada no Brasil, situação que já durava aproximadamente trinta anos ” disse.