Seminário Inovando com novas práticas e posturas
Grande Oeste Catarinense – Ameosc, Amerios, Amosc, AMNoroeste e Amai.
O PSDB catarinense iniciou no dia 21 de setembro uma jornada de sete seminários de preparação de candidaturas às eleições do ano que vem. Começou em Pinhalzinho, no oeste de Santa Catarina e reuniu lideranças de 78 municípios. Os participantes receberam orientações legais e uma palestra motivacional. Um dos momentos emocionantes foi a homenagem prestada a viúva do ex-vereador Beleza (Agostinho Jung), falecido este ano. Foi entregue uma placa de reconhecimento pelo trabalho político e comunitário realizado durante sua carreira, enviada pelo presidente estadual Marco Tebaldi.
Ex-presidente e atual presidente de honra do PSDB estadual, o deputado Marcos Vieira fez uma breve retrospectiva da construção do partido no oeste catarinense, citou lideranças locais e lembrou que estamos a pouco mais de um ano da eleição municipal: “É hora de o PSDB se organizar nos municípios e mapear pré-candidatos para repetir ou mesmo melhorar a performance histórica de 2016”, ressaltou Marcos Vieira, lembrando ainda que em 2020 não serão mais permitidas coligações proporcionais. “Todos os partidos precisarão se organizar com muito mais antecedência”.
Durante o encontro a deputada federal Geovania de Sá falou do momento político que vivemos e de unidade partidária com muito trabalho, enfatizando o plano de ação que Tebaldi traçou para PSDB catarinense. A presidente do PSDB Mulher Luzia Coppi Mathias falou da importância e compromisso da mulher na política catarinense, ressaltando muito trabalho para aumentar nossos quadros.
O experiente tucano ex-senador Dalírio Beber abordou a importância do PSDB no país, conquistas e bandeiras alcançadas que colocaram o Brasil em um novo patamar de desenvolvimento. Citou como exemplo o Plano Real idealizado por Fernando Henrique Cardoso.
O secretário executivo PSDB Evandro dos Navegantes alertou para importância dessas novas datas de convenções trazendo mais democracia para o partido, além de citar a importância desses seminários para preparação e motivação para as eleições de 2020. O prefeito Mário Afonso Woitexen de Pinhalzinho deu boas vindas, e falou em política de gestão e compromisso , citando o modelo do Estado de SP a ser seguido pelo PSDB catarinense.
Já o prefeito Eder Marmitt de Sul Brasil , justificou a ausência do presidente estadual Marco Tebaldi. Por sua vez Flávio Berté, coordenador da Mesorregional do Oeste disse que o partido se constrói mobilizando e trabalhando para ocupar o lugar de protagonista na política do Oeste. Thiago Assessor Parlamentar do Deputado Vicente Caropreso colocou o deputado à disposição para ajudar nas demandas do oeste catarinense.
Na programação o advogado Marcos Azambuja passou orientações legais para convenções e eleições do ano que vem.