Publicado no Blog do Noblat – 31/05/2017
Efemérides são oportunidades para se resgatar boas lembranças, aprender com a experiência do passado para não repetir erros no futuro e ensinar às novas gerações os valores que são permanentes e jamais devem ser esquecidos.
Celebrar os 100 anos de nascimento do senador Teotônio Vilela, símbolo de uma luta movida pelo respeito à liberdade e pelo combate ao autoritarismo, serve de inspiração em encruzilhadas como a do Brasil de hoje: não pelo contexto, bastante diverso do que o visto nos estertores do regime ditatorial, mas pelo quanto precisamos da serenidade, firmeza e responsabilidade como as que moviam o Menestrel das Alagoas.
É impossível definir em uma única palavra este homem nascido em 28 de maio de 1917 que foi vaqueiro e industrial, orador de primeira linha e contador de causos, senador e vice-governador que fundou a UDN em Alagoas, passou pela Arena e encerrou a trajetória na política e na vida filiado ao MDB/PMDB.
A história do apoiador do golpe militar de 1964 que se tornou o maior defensor da anistia política de 1979 soaria contraditória, não fosse as convicções e a coerência que o moveram nessa trilha.
Clique aqui para ler a íntegra do artigo na página de O Globo.