O Brasil segue na batalha contra a crise que ainda afeta 11,6 milhões de pessoas. Por causa desse confronto, as pautas econômicas têm ganhado uma importância muito grande no interesse da população, que espera dos parlamentares uma atuação responsável que vise reverter o índice de desemprego no país e viabilize o retorno do crescimento econômico.
Este tema foi bastante discutido no congresso nacional do PSDB, realizado em dezembro de 2019. Em uma das salas de estudos, o partido discutiu junto a seus filiados o tema “Desenvolvimento econômico, empreendedorismo, emprego e renda”. A partir desse debate, foi formulado um documento que traça o posicionamento dos parlamentares tucanos em temas econômicos, como o apoio a reformas estruturais, compromisso com a economia e a livre iniciativa, repúdio a qualquer aumento de impostos e apoio às privatizações. Também ficou definido que o partido defende a revisão das políticas de renúncias, isenções e concessões de benefícios fiscais, sujeitando-os a contrapartidas, critérios e resultados avaliados periodicamente.
Com isso, o partido reforça seu comprometimento com as pautas econômicas e busca possibilitar a geração de emprego, acreditando no empreendedorismo como ferramenta importante neste processo. Estimular o fomento do empreendedorismo, criar e aplicar políticas públicas que visem o crescimento desta categoria é uma forma viável de combater o desemprego.
As micro e pequenas empresas já representam 27% do PIB nacional e foram responsáveis por 387,3 mil empregos gerados no primeiro semestre de 2019, o que mostra um potencial de geração de emprego bastante superior das médias e grandes empresas, que geraram apenas 5,5 mil empregos no mesmo período. Em setembro do mesmo ano, essa categoria respondeu por 119 mil dos mais de 157 mil postos de trabalhos formais gerados, o que representa 75% das vagas abertas no país, segundo o Sebrae Nacional.
Portanto, percebe-se que o PSDB está no caminho certo nos assuntos econômicos, com o intuito de tornar o ambiente de negócios mais interessante e viável, atraindo a criação e crescimento de empresas com o objetivo de criar emprego e renda e devolver a dignidade ao trabalhador brasileiro.
*André Dória é empreendedor, estudante de Processos Gerenciais da Fundação Getúlio Vargas e presidente da Juventude do PSDB no Estado de Sergipe.