PSDB – SE

“Descaso ameaça o Forró Caju”, uma análise do ITV

(*) André Dória

O Forro Caju é um dos principais festejos não apenas da Capital, mas do Estado de Sergipe como um todo. Em 2017, esperava-se a 24ª edição do evento, porém, na manhã do último dia 16 de maio, foi anunciado pelo prefeito Edvaldo Nogueira que os aracajuanos podem ficar sem a festa neste ano. Este pronunciamento feito pelo prefeito da capital sergipana é uma pequena amostra da falta de gestão, planejamento e descaso com a população.

No momento de crise em que o Brasil está passando, o Estado de Sergipe vem se destacando de forma negativa no cenário nacional, com atrasos no pagamento de salários e número cada vez maior de desemprego, o que preocupa e afeta diretamente a população. Um evento do porte do Forró Caju movimenta o mercado de uma forma muito positiva, dando um retorno imediato ao comercio local como um todo, desde os pequenos aos grandes comerciantes.

Durante este período, cerca de 40 mil empregos diretos e indiretos são gerados e aproximadamente R$ 50 milhões circulam na Economia da capital, segundo dados da Prefeitura de Aracaju em 2015. Esses números são significativos e, caso o evento não seja realizado, teremos como consequência um enorme prejuízo à população devido a uma falta de gestão por parte da prefeitura.

A Prefeitura de Aracaju só se manifestou sobre o assunto do Forró Caju em meados de maio, informando que pode não realizar o evento. Esta afirmativa mostra um enorme desprezo e despreparo por parte da atual gestão, que, durante cinco meses e meio de governo, não procurou uma alternativa para viabilizar a realização do evento que pode ser alternativa para tantos aracajuanos e sergipanos, como buscar recursos federais ou até mesmo a Parceria Público Privada, que, quando realizada de forma correta e transparente, pode ser extremamente positiva e tem sido a opção escolhida por vários governantes do Brasil, a exemplo do atual prefeito de São Paulo, João Dória.

Percebe-se então, o descaso do prefeito Edvaldo Nogueira visto que já administrou a cidade durante pouco mais de cinco anos, em outro mandato. Não saberia ele que durante todos os anos, no mês de junho, acontece o Forró Caju? O descompromisso e a falta de planejamento que tem tomado conta da atual gestão municipal estão interferindo e prejudicando cada vez mais a vida dos aracajuanos, que têm ficado, a cada dia que passa, mais distantes da tão esperada qualidade de vida que foi prometida.

(*) concludente em Processos Gerenciais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e diretor financeiro do ITV.

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *