O Conversa com Sergipe desta segunda-feira, 16, foi sobre Educação. Em mais uma live semanal na página do Facebook, o pré-candidato a governador Eduardo Amorim fez um panorama da área em nosso estado, mostrando que Sergipe tem um dos piores índices no IDEB do país. Eduardo também apontou possíveis soluções para mudar essa realidade em nosso estado.
“Graças à falta de vontade dos últimos governos, hoje temos o pior índice de Desenvolvimento da Educação Básica do país e somos o pior estado no quesito leitura, de acordo com a Avaliação Nacional de Aprendizagem. São mais de 270 mil pessoas que não sabem ler e nem escrever em Sergipe, segundo o IBGE”, apontou o pré-candidato.
Para Eduardo, é preciso investir em Educação, uma vez que ela é um dos principais instrumentos para mudar a vida de uma pessoa. “A Educação transformou a minha. Foi por meio dela que me tornei médico e consegui outras graduações. É um direito básico de todo cidadão. Mas infelizmente, a Educação de qualidade se tornou um sonho distante para muitas famílias sergipanas, principalmente, para as mais pobres”, ressaltou.
Eduardo defendeu um modelo de escola inclusiva, que leve em conta a realidade dos alunos e que convide a família a participar do processo educacional. “Uma escola moderna, que traga para dentro da sala de aula o ambiente tecnológico dos jovens de hoje como forma de atrair, interagir e passar o conteúdo das matérias. Uma escola que ofereça atividades esportivas e culturais, refeições e acompanhamento extraclasse e que, além de garantir educação, afaste os nossos jovens das violência e das drogas”, pontuou.
E como “construir” essa escola? Eduardo disse o que deve ser feito: “Precisamos valorizar o professor, respeitar os diferentes níveis de formação, pagar um salário digno e oferecer capacitação para esses profissionais, pois sem isso não existe educação de qualidade. Também é necessário estruturar e modernizar as nossas escolas”, salientou.
Escolas Profissionalizantes
Durante a transmissão, foi mostrado um vídeo enviado por um seguidor por meio do WhatsApp de um Centro Profissionalizante que foi construído em Boquim, mas desde 2014 está abandonado. “É muito triste ver cenas como essa. As cenas mostram o descompromisso do governo com o futuro dos nossos jovens, o futuro de Sergipe. Ao mesmo tempo que mostra irresponsabilidade na gestão dos nossos recursos – tão limitados”, afirmou.
Segundo Eduardo, as escolas profissionalizantes são muito importantes, tanto para os alunos – que lá aprendem profissões e ganham mais empregabilidade – quanto para a indústria e o comércio, que passam a ter mão de obra qualificada à disposição.
“Conheço de perto a importância dessas escolas. Fui aluno da antiga Escola Técnica, atual Instituto Federal de Sergipe! Lá fiz o curso de telecomunicações. Precisamos ampliar a oferta deste tipo de vaga através de novos centros profissionalizantes. Reorganizar, em parceria com o Governo Federal, a rede de escolas agrotécnicas, para que cumpram o papel de oferecer educação profissional específica e permanente à população rural, levando em conta o potencial agrícola do Estado”, afirmou.
Queda de matrículas
Ainda durante a live, foram apresentados dados preocupantes. Segundo o IBGE, as matrículas da rede estadual de ensino de Sergipe diminuíram quase pela metade nos últimos 20 anos. Foram mais de 300 mil alunos matriculados em 1999 contra pouco mais de 150 mil no ano passado.
“Claro que essa redução pode ter várias causas. Mas o problema fica ainda maior quando lembramos que a população cresceu bastante de 1999 para cá: são 500 mil pessoas a mais no nosso estado. Ou seja, aumentou o número de pessoas em Sergipe e diminuiu o número de alunos. Essa conta não fecha. É uma conta perversa”, assinalou.
“E por falar em conta perversa, esse desmonte fez o estado receber menos recursos de repasses federais para a educação. Para se ter uma ideia, entre 2012 e 2017, Sergipe deixou de receber 143 milhões, só do FUNDEB. Isso é sinal de que a Educação não foi priorizada pelo governo do Estado”, complementou.
Você pode assistir a todas as lives do Conversa com Sergipe na íntegra em nossa página no Facebook. Acesse www.facebook.com/eduardoamorimse/. O próximo programa será sobre Cultura e Turismo. Quer participar? Então salve esse número em seu celular e envie sua pergunta em vídeo pelo WhatsApp: 99652-4545.