Os governadores João Doria, de São Paulo, e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, participaram neste sábado (29/02), em Foz do Iguaçu, da sexta edição do COSUD – Consórcio de Integração Sul e Sudeste. A pauta de debates dos gestores dos sete estados incluiu as reformas estruturantes e um novo pacto federativo, segurança pública, desenvolvimento de ações conjuntas para o crescimento econômico, prevenção à disseminação do coronavírus, entre outros assuntos.
“Os governadores dão exemplo para o país de integração e harmonia. O tema político é secundário. O tema institucional é produção de boa gestão”, afirmou João Doria. “Os governadores estão unidos nesse sentido, na busca de investimentos e na geração de empregos. É isso que melhora a vida dos brasileiros que vivem em nossos estados”, completou.
“Em um momento de estressamento das relações federativas, a agenda do diálogo se faz ainda mais necessária. É isso que estamos aprofundando com o COSUD, sempre em defesa das nossas comunidades”, reforçou Eduardo Leite.
“Também estamos atentos e vigilantes em relação ao coronavírus. Estamos conversando para compartilhar informações e experiências com o intuito de frear um avanço do vírus nos estados”, afirmou o governador gaúcho.
Além de João Doria e Eduardo Leite, participaram o encontro os governadores Ratinho Junior (Paraná), Renato Casagrande (Espírito Santo), Romeu Zema (Minas Gerais), Carlos Moisés (Santa Catarina) e Cláudio Castro (governador em exercício do Rio de Janeiro). Eles divulgaram uma carta com a síntese dos debates.
Intitulado “Carta de Foz do Iguaçu”, o documento também reforça a necessidade de ampliar as ações de proteção ao meio ambiente e destaca a responsabilidade dos gestores estaduais com o desenvolvimento econômico inclusivo e sustentável. “Estando com a visão mais próxima dos acontecimentos, os estados podem avaliar melhor as atividades econômicas nocivas ao meio ambiente. Serão assim, potentes indutores da bioeconomia e da atividade econômica sustentável”, diz o documento, que pede ao governo federal maior autonomia e agilidade em assuntos referentes à gestão ambiental.
Citando a necessidade de retomada do crescimento, combate às desigualdades, investimentos em infraestrutura e equilíbrio fiscal nos estados, os governadores pediram urgência na aprovação de matérias como as reformas administrativa e tributária, a ampliação do Fundeb e o plano de equilíbrio fiscal previsto no PLP 149/19.
“Finalmente, o COSUD enfatiza seu convite ao presidente da República, Jair Bolsonaro, para que juntos fortaleçamos o estado de direito democrático com respeito, harmonia e união entre todos os Poderes e, sobretudo, entre o governo federal e os governos estaduais e municipais”, conclui a carta.