
A presidente do PSDB Mulher de Sergipe, Grace Vahle Franco, madrinha da campanha “Outubro Rosa”, participou na manhã desta quinta-feira, de sessão especial, realizada pela Assembleia Legislativa do Estado, sugerida pela deputada estadual Maria Mendonça (PP).
Na tribuna do Parlamento, a deputada estadual licenciada e secretária de Saúde de Aracaju, Goretti Reis (DEM) lembrou que o Outubro Rosa é um movimento mundial e que há três anos acontece em Sergipe com eventos, como palestras e caminhadas.
“O movimento é marcado com a iluminação rosa nos prédios para lembrar a data, a prevenção, há ainda o uso da fita rosa, que mostra a importância do cuidado feminino com a saúde”, explicou, destacando a importância das mulheres estarem sempre fazendo exame clínico anual, como mamografia e o autoexame, que é de grande importância para visualizar precocemente o problema.
“O hábito do toque faz com que a mulher conheça a própria mama e saiba encontrar alguma alteração. Temos um caso aqui presente, de uma mulher que enfrentou e venceu um câncer de mama. É a prova que exames podem garantir um diagnóstico precoce”, destacou Goretti, que é enfermeira.
Para Grace Franco, as atividades promovidas durante todo o mês de outubro, voltada para a questão da mulher, geram reflexões a respeito da importância da detecção da doença de forma precoce, sobretudo, a sua prevenção.