A prefeita Maria das Graças (Gracinha) recebe na tarde desta quarta-feira (25) os representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Itaporanga (Itasind), as 14h30, e representantes do Sindicato dos Professores da Rede Oficial de Ensino (Sintese), as 15h30, no gabinete da prefeita.
Com os representantes do Itasind a prefeita vai ouvir as principais reivindicações da categoria, entre elas a implantação do estatuto dos servidores, redução da carga horária de 40h para 30h semanais, entre outras. Já com o Sintese vários pontos estarão em discussão, como a melhoria na estrutura física das escolas, pagamento de 1/6 das férias dos professores, bem como a mudança de nível de carreira do magistério.
O representante do Sintese em Itaporanga, professor Uilson Meneses, acredita no diálogo como forma da categoria avançar nas negociações.
“Esperamos que tenhamos uma solução nessa reunião. São vários problemas e a gente aguarda que a prefeita atenda as nossas principais reivindicações. Esperamos ter um diálogo sempre aberto com a administração. Vamos ouvir as propostas da prefeita e aguardar que seja uma reunião produtiva”, enfatiza Uilson de Meneses.
Para o representante dos servidores municipais, José Roberto Alves, a iniciativa da prefeita é importante para a reabertura do diálogo e possíveis avanços nas reivindicações.
“A minha expectativa é que a gente saia da reunião com uma boa resposta, que sempre tenhamos o diálogo e que a nova gestão implemente o estatuto da categoria. Acho interessante a prefeita nos receber, e antecipadamente, parabenizo por ela ter tomado essa decisão. Espero que as portas da prefeitura estejam sempre abertas para a gente continuar dialogando”, reconhece José Roberto Alves.
A reunião, segundo a prefeita Gracinha, servirá para ampliar o diálogo e avaliar as possibilidades financeiras de a prefeitura atender as principais reivindicações dos servidores e professores.
“Essa reunião é importante por que vamos sentar à mesa e ouvir o que os dois sindicatos têm de propostas e sugestões. O que estiver ao nosso alcance não tenha dúvidas que faremos o possível para atender, desde que não comprometa a Lei de Responsabilidade Fiscal e inviabilize a gestão”, observa a prefeita, acrescentando que em sua gestão os servidores e os professores sempre foram respeitados e valorizados.