A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Rural (Semader), em convênio com o Banco do Nordeste, realiza, desde o segundo semestre, o financiamento do projeto Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que visa a geração de renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária.
Atualmente, famílias dos assentamentos Irmã Dorante e João Amazonas já foram beneficiados com o empréstimo de R$ 12.000,00, que serão pagos com carência de 10 anos. Os principais focos do empréstimo são a aquisição de máquinas forrageiras, escavações de tanques e melhoramento de pastagens.
O programa possui as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais, além dos menores índices de inadimplência entre os sistemas de crédito do país. O acesso ao Pronaf inicia-se na discussão sobre a necessidade do crédito, seja ele para o custeio da safra, atividade agroindustrial, investimento em máquinas, equipamentos ou infraestrutura de produção e serviços.
Os recursos chegaram ao município por meio do decreto de estado de emergência que a Prefeitura publicou devido à forte seca do primeiro semestre. O Prefeito Municipal, Lila Fraga, comentou sobre o programa que está beneficiando os pequenos agricultores. “Depois de tanto sofrimento dos pequenos produtores rurais, agora eles podem voltar a sorrir com os recursos que otimizarão suas lavouras. A nossa gestão está sempre atrás de novos parceiros e convênios que possam beneficiar a população lagartense, seja na área urbana ou rural”, detalhou.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Lagarto-SE
Pedro Luís Fernandes