
O PSDB de Sergipe lançou na noite desta quinta-feira (14) o TucanAfro, instância do partido que vai cuidar, principalmente, das questões inerentes à igualdade racial. “Esse será o nosso principal desafio. Sergipe tem algumas particularidades que precisam ser consideradas e vamos estar na luta, propondo e promovendo ações afirmativas para que possamos enfrentar o racismo e minimizar as desigualdades raciais”, disse Daniel Max, que vai presidir o núcleo, logo após ser empossado no cargo, em solenidade, ocorrida na sede do partido, sob o comando do presidente do diretório estadual da sigla, Roberto Goes.
O evento contou com a presença de lideranças locais, militantes, filiados e do presidente nacional do TucanAfro, Juvenal Araújo que destacou o pioneirismo do PSDB em tratar de forma diferenciada a questão do negro, a partir do governo de Fernando Henrique Cardoso. Também citou iniciativas adotadas no governo de Aécio Neves, em Minas Gerais, que foram decisivas para a inclusão dos negros.
- Dirigentes do PSDB com o coordenador nacional do TucanAfro
Ao cumprimentar os tucanos de Sergipe pela iniciativa, Juvenal citou dados de uma pesquisa, feitas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), publicada ontem, que mostram os números das desigualdades entre brancos e negros.
No seu entendimento, na gestão do PT essa desigualdade racial só aumento. Segundo Juvenal, foi nos governos do PT onde se estabeleceu a tese de que branco é inimigo de negro. “O que a população negra precisa, em primeiro lugar, é de uma educação de qualidade desde a infância, algo que o PT não faz”, criticou, ao citar ainda que, antes de chegar ao comando do país, o Partido dos Trabalhadores fazia uma defesa contundente de inclusão do negro, mas hoje, no governo, sequer libera as verbas que poderiam ajudar em políticas de desenvolvimento.