Foto: Humberto Sousa/PSDB-Mulher
O PSDB-Mulher promoveu nesta sexta-feira (6) a Reunião da Coordenação Executiva e das Coordenadorias Regionais, na véspera do IV Congresso Nacional do PSDB, para o lançamento de quatro novos produtos de Comunicação com o objetivo de eleger mais mulheres nas eleições municipais de 2020.
A meta é repetir o sucesso alcançado na disputa eleitoral de 2018, quando a bancada feminina do PSDB cresceu 60% na Câmara dos Deputados e 33% nos estados. A presidente nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius, anunciou os novos produtos e a prioridade do segmento: o investimento na capacitação e formação de novas lideranças.
Na reunião participaram a presidente de honra do PSDB-Mulher, Solange Jurema, as integrantes da Executiva e as coordenadoras regionais, além de representantes estaduais, assim como o presidente nacional da legenda, Bruno Araújo, o presidente da Diversidade Tucana, o prefeito de Lins (SP) Edgar Souza, e o senador Rodrigo Cunha (AL).
Produtos
O Curso de Ensino a Distância (EAD) do PSDB-Mulher, que garantirá capacitação a mais de 10 mil candidatas que deverão disputar as eleições do próximo ano, está na lista de produtos.
Complementando essa formação de novas liderança, as tucanas aproveitaram a preparação para o Congresso Partidário para iniciar a formulação da Carta Programática que balizará a campanha das mulheres em 2020 e terá como principal bandeira a Paridade de Gênero (50/50) nos cargos de comando dos partidos, bem como na ocupação das cadeiras do Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais.
Os debates iniciados em outubro passado resultaram em 2 novos produtos: o Painel PSDB Brasileiras/PSDB-Mulher e na Revista PSDB Brasileiras/PSDB-Mulher. A ideia é estimular o debate de políticas públicas prioritárias para as mulheres, dando voz e vez para as demandas de milhões de brasileiras que hoje representam a maioria população e também dos eleitores do país.
Para homenagear as mulheres que se destacam no combate à violência e na ampliação do espaço feminino na política, o Secretariado do PSDB-Mulher Nacional também está lançando a Medalha Ceci Cunha.
Para ter acesso ao EAD clique aqui para ver como serão os curso EAD para lideranças femininas!
O Painel PSDB Brasileiras/PSDB-Mulher pode ser acessado aqui e neste também
Mais informações sobre a Medalha Ceci Cunha podem ser lidas aqui para ver os detalhes.
Cursos EAD
Solange Jurema defendeu a participação intensa das pré-candidatas nas eleições municipais de 2020 no Curso de Ensino a Distância (EAD) do PSDB-Mulher, que garantirá capacitação a mais de 10 mil candidatas – que deverão disputar as eleições do próximo ano.
“Teremos muito êxito para que a gente possa eleger mais mulheres na política”, ressaltou. “[É preciso] fortalecer essas mulheres, a troca de ideias e as experiências para que a gente possa ter cada vez mais mulheres participando para que a gente possa construir um país cada vez melhor.”
Solange Jurema adiantou que serão quatro cursos em parceria com a Fundação Konrad Adenauer.
Voz
Bruno Araújo destacou que o IV Congresso Nacional do PSDB dará voz às mulheres. Segundo ele, neste sábado (7) será aprovado um documento que vai apontar para que o PSDB pensa.
“Vamos revigorar nossas teses. Vamos ouvir a voz de vocês. Vocês são fundamentais para nós. Temos de aumentar a participação. Evoluir para um discurso. O espaço das mulheres é em todas as esferas de Poder do país”, ressaltou.
De acordo com o tucano, o PSDB precisa das mulheres. “É fundamental que tenham vocês presentes em todos os locais”, disse. “É na sensibilidade das mulheres que vale algo. Amanhã faremos um reencontro. Alternativa firme para gerar emprego, reduzir desemprego e lutar por democracia e diversidade de opiniões>
Parceria
O presidente da Diversidade Tucana, o prefeito de Lins (SP) Edgar Souza, afirmou que o PSDB-Mulher tem seu apoio integral e pediu que seja feita uma parceria com o segmento comandado por ele.
Edgar Souza ressaltou que as bandeiras das mulheres também representam as mesmas preocupações dos homossexuais, bissexuais e transexuais. De acordo com ele, é importante a atuação conjunta para fortalecer as propostas e a luta.
Documento