A presidente do PSDB-Mulher de Sergipe, Suely Ouro, participou, em Maceió, do encontro de capacitação para as vereadoras eleitas nas regiões Norte e Nordeste, em 2016. O evento, promovido pelo PSDB-Mulher, em parceria com o Instituto Teotônio Vilela, teve como tema o “Legislativo Municipal: Atribuições e Reflexões para Vereadoras”.
Mais de cem vereadoras do Norte e Nordeste do país se reuniram na sexta (18) e no sábado (19), representando as 250 eleitas pelo PSDB na região. Suely representou as vereadoras tucanas de Sergipe. “O PSDB-Mulher realizou essa capacitação de suma importância para que as mulheres tucanas tenham mais voz e poder, não apenas dentro do PSDB, mas na estrutura política, econômica e social do país”, destacou Suely.
A presidente do PSDB-Mulher, Solange Jurema, destacou como o intercâmbio de experiências colabora para o aperfeiçoamento das ações públicas de forma efetiva. “A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, mostrou como se pode fazer uma gestão moderna, diferente e com uma administra comprometida e que nos encanta”, ressaltou Solange Jurema.
Das 704 vereadoras do PSDB, as mulheres do Nordeste e Norte compartilham as dificuldades com a falta de verbas e infraestrutura para executar uma série de políticas públicas. Porém, mesmo com essas barreiras, o saldo pode ser positivo, segundo Solange Jurema.
“Quando se tem vontade, é possível fazer sem dinheiro. Sempre arranja uma maneira de melhorar sua comunidade”, disse a presidente do PSDB-Mulher. “Muita gente se acomoda com a crise e diz ‘não tenho dinheiro’ e ‘não me dão oportunidade’ e com isso ficam quietinhas no seu canto. É preciso ser proativa e fazer a coisa acontecer.”
O encontro de capacitação contou com palestras do ex-governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), do prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), e dos deputados federais Rodrigo Cunha (PSDB), Pedro Vilela (PSDB), e Yeda Crusius (PSDB), além de especialistas em administração pública e comunicação.
*PSDB-SE com informações do PSDB-Mulher