O PSDB Sergipe realizou nesta segunda-feira, 20, um evento alusivo ao Dia da Consciência Negra, data que marca a morte de Zumbi dos Palmares, ocorrida em 1695, após anos defendendo o Quilombo de Palmares de expedições que pretendiam escravizar, novamente, os negros que conseguiram fugir. Na oportunidade, além de apresentações culturais, ocorreu a posse do Secretariado da Militância Negra do PSDB – Tucanafro Sergipe, sob a liderança de Daniel Max, que presidirá o Secretariado pela segunda vez.
“Hoje é uma data de celebração, onde o Tucanafro oficializa a composição de sua diretoria buscando fortalecer o debate dentro do PSDB, junto aos nossos parlamentares e gestores, sobre as questões das políticas públicas voltadas para a população afrodescendente. Não só em Sergipe, como também no Brasil, levando sugestões para a Nacional e que todas elas sejam transformadas em políticas públicas”, disse o presidente do Tucanafro, Daniel Max.
“É com muita alegria que a gente agradece ao senador Eduardo Amorim, presidente estadual do PSDB, e ao secretário-geral, José Carlos Machado, que são dois grandes líderes desse grupo e que tem fortalecido não só o Tucanafro, mas também as questões sociais trabalhadas com os demais secretariados. E assim o PSDB ganha as ruas e passa a conviver mais com a sociedade”, complementou Daniel.
O presidente do PSDB Sergipe, senador Eduardo Amorim, destacou a importância de realizar o evento nesta data comemorativa como forma de reflexão. “Hoje, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, dia que nos traz à reflexão que devemos, definitivamente, eliminar desse país qualquer tipo de racismo e discriminação. Para isso, estamos realizando esse evento, na sede do PSDB Sergipe, onde temos o privilégio de receber Reisado Menino Jesus, de Laranjeiras, para celebrarmos juntos, para refletirmos juntos o Dia Nacional da Consciência Negra”, salientou o senador.
“Um evento muito importante neste dia. Porque o negro no Brasil, cada vez mais, continua inconsciente. O que eu quero levar aos brasileiros é a consciência de que somos a maioria nesse país e uma maioria não pode ser dominada por uma minoria. Temos que, no mínimo, buscar uma harmonia. É preciso que o negro tenha consciência de ser maioria e que ele tem que estar, sim, em todos os espaços, na administração, no Judiciário”, ressaltou o presidente do PSDB Aracaju, vereador Manuel Marcos.
Composição
Daniel Max (Presidente); Miguel Drumond (Vice-presidente); Maurício Conceição (Secretário-geral); Verônica Isidoro (1ª Secretária); Doutor Maurício (Coordenadoria Jurídica); Silvânia Santos (Coordenação de Gênero).