Goiânia (GO) – No Encontro Regional do Centro-Oeste, em Goiânia (GO), o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), defendeu nesta sexta-feira (22) a valorização do homem do campo e das atividades agropecuárias. Segundo ele, a força da economia brasileira também vem da área rural. Ele lamentou que o atual governo não invista no setor. Para o tucano, é fundamental tratar com “decência” o produtor rural.
Aécio ressaltou, porém, que eficiência apenas não é suficiente para o crescimento econômico do país, pois sem investimentos em infraestrutura, os produtores não têm como ecoar sua produção.
“Da porteira para dentro, nós somos os mais produtivos do mundo. Nós inovamos, nós temos hoje uma preocupação já cultural do produtor rural, em relação à necessidade da preservação ambiental. Mas o problema é da porteira pra fora. Da porteira para fora, falta tudo, não tem estrada, não tem ferrovia, não tem portos”, disse o tucano.
Aécio lembrou que o Brasil e, sobretudo, a região do Centro-Oeste, é exemplo da eficiência do setor agropecuário. “Eu estive recentemente no Mato Grosso, estive recentemente em Sorriso, e você sai encantado ao ver a força do produtor rural. Nós temos que dar é muito apoio e um agradecimento público a quem trabalha no campo, a quem tem ajudado o Brasil a superar indicadores terríveis”, afirmou.
Para o tucano, a economia brasileira deve seus dados positivos ao setor de agronegócios. “Se não fosse o agronegócio, a agropecuária, nós estaríamos talvez com um crescimento negativo. Portanto, nós temos que tratar o produtor rural com decência e com muito respeito, e é isso que o PSDB sempre fez e vai continuar fazendo”, disse.
Para Aécio, o governo atua na base do improviso, sem planejamento na área rural. “O governo federal improvisou. Por isso que eu tenho um sentimento, por onde eu tenho andado, nos últimos meses, andei por praticamente todo o Brasil, falando e ouvindo, portando conversando, e na verdade eu venho hoje conversar com os companheiros do Centro-Oeste, eu percebo que esse ciclo de governo do PT está no fim, em benefício do Brasil”, ressaltou.