PSDB – TO

Brasil já tem nove milhões de pessoas desempregadas

ctps-1O desemprego no Brasil cresceu 8,9% no terceiro trimestre deste ano, o que fez o país atingir a marca negativa de nove milhões de desempregados. O salto total de desocupados foi de 33,9% em relação ao mesmo período de 2014. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para o deputado federal Marcus Pestana (PSDB-MG), a crise é fruto de erros do governo e o trabalhador acaba saindo como o maior prejudicado. Ainda de acordo com o tucano, o país precisa de uma grande mudança política e econômica para recuperar a estabilidade. “As conquistas realizadas nesses últimos anos estão sendo jogadas pela janela. A má condução do governo está resultando em um sacrifício enorme do trabalhador brasileiro. O desemprego é a versão mais amarga, mais dramática disto”, destacou.

Exemplo vivo desta crise, Gustavo Rodrigues, de 27 anos, é formado em assistência social e está desempregado há um ano. Ele trabalha eventualmente com serviços informais e acredita que encontrar um emprego fixo está cada vez mais difícil. Para o jovem, o governo tem investido cada vez menos no cidadão. “Estamos tendo cada vez menos políticas
públicas. Creio que, enquanto a população não se conscientizar e lutar, no ano que vem nós vamos continuar com essa crise no país”, criticou.

O crescimento do desemprego representa mais de dois milhões de novos brasileiros inativos no mercado de trabalho. Somado a isto, houve ainda uma queda na renda do trabalhador no segundo trimestre de 2015.

Ver mais