Do Estado de S. Paulo – O jornal britânico Financial Times publicou um caderno especial sobre o mercado de capitais na América Latina. A publicação diz que, apesar da perspectiva de retirada de estímulos monetários nos Estados Unidos, algumas dúvidas sobre a economia chinesa e o recente caso de Eike Batista, a região ainda oferece bons negócios. As oportunidades, porém, não necessariamente estão no Brasil. Para o FT, as melhores possibilidades estão no Chile, na Colômbia, no México e Peru. Alguns defendem, porém, que o Brasil começa a “emergir”.
“O Brasil continua em desuso pelos investidores”, diz o principal texto do caderno. “No próximo ano, o Brasil será truncado pela Copa do Mundo em junho e julho e as eleições presidenciais em outubro. O calote do senhor Batista, embora visto amplamente como um caso isolado, também pode adicionar alguns pontos de prêmio de risco para o Brasil”, avalia a publicação.
Um dos exemplos dessa falta de atratividade do Brasil é dado em uma reportagem sobre o mercado de câmbio da região. O texto diz que muitos investidores têm preferido deixar o mais tradicional mercado de câmbio da América Latina, o do Brasil, em direção ao “primo pobre”: o peso mexicano. Analistas ouvidos pela reportagem dizem que o déficit em conta corrente, a balança comercial em deterioração, números fiscais ruins e a inflação alta tiraram a atratividade do real brasileiro.
Leia a íntegra da reportagem do jornal O Estado de S. Paulo AQUI.