Brasília – Mais uma das conquistas da economia brasileira pode estar ameaçada por conta da falta de gerenciamento do governo federal.
Segundo texto publicado nesta quarta-feira (6) pelo jornal britânico Financial Times, o país pode ser o primeiro dos Brics – grupo de nações emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – a perder o grau de investimento.
A avaliação é concedida por agências especializadas para empresas ou países considerados de baixo risco para investimentos.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo (6).
Na reportagem, a publicação britânica avalia que, caso a economia nacional não cresça rapidamente e a situação fiscal continue em deterioração, a perda do título pode se dar “muito possivelmente” no início de 2014.
O jornal lembra ainda que as agências de rating Standard & Poor’s e Moody’s pioraram as perspectivas para a nota brasileira nos últimos meses.
Para o deputado federal Valdivino de Oliveira (PSDB-GO), as avaliações mostram que a política econômica do governo petista está equivocada.
“Temos um Custo Brasil altíssimo, produtos importados a um preço alto e não existe competitividade. Consequentemente, temos resultados ruins no setor externo e na economia interna”, afirma.
Membro das comissões de Finanças e Tributação e Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara, o tucano acredita que o país investe uma parcela ínfima de seu Produto Interno Bruto (PIB) no desenvolvimento.
“Outros países alcançam parcelas de 25% do PIB em determinadas áreas. Para piorar, ainda temos uma tributação pesada e uma mão de obra cujo custeio é caríssimo. O resultado disso é que o país perde representatividade”, aponta.
E completa: “As empresas não confiam na economia e falta sensibilidade do governo federal para perceber isso”.