PSDB – TO

Carga tributária atinge novo recorde puxada pelos impostos sobre a renda dos trabalhadores

fabrica-da-honda-foto-ABr-300x199Os brasileiros nunca pagaram tantos impostos. Estudo recente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), órgão ligado à Presidência da República, revela que a carga tributária em 2012 chegou a R$ 1,564 trilhão, o equivalente a 35,5% do PIB, superando o recorde de 35,3% de 2011.

A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo nesta segunda-feira (14).

O jornal informa que o aumento na arrecadação de impostos ocorre apesar da política de desonerações do governo federal. O motivo para a elevação, de acordo com o Ipea, são os impostos e contribuições cobrados dos salários dos trabalhadores, como o Imposto de Renda das pessoas físicas e as contribuições previdenciárias.

“A análise dos componentes da carga tributária indicou que a principal causa de sua tendência de ascensão está ligada aos tributos que incidem principalmente sobre a renda do trabalho”, diz o texto.

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *