PSDB – TO

Chapada de Areia comemora conclusão de obras de pontes, bueiros e galerias em estradas contempladas pelo PDRIS

O PDRIS constroi pontes de até 30 metros para facilitar tráfego na zona rural

A população da zona rural de Chapada de Areia, município a 86 km de Palmas, está comemorando a conclusão das obras de artes especiais (pontes, bueiros e galerias) em cerca de 38 km de estradas vicinais. A ação, do governo do Estado, faz parte do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado Sustentável (PDRIS).

De acordo com a Agência de Máquinas e Transportes do Tocantins (Agetrans), o valor investido nas obras foi de aproximadamente R$ 1,3 milhão, oriundo de financiamento junto ao Banco Mundial (Bird), que contemplou cinco trechos escolhidos pela população através de consultas públicas. Foram construídas cinco pontes de concreto, de até 30 metros cada, cinco bueiros celulares (galerias para escoamento de água) e sete bueiros tubulares, entre triplos, duplos e simples.

De acordo com o secretário da Infraestrutura e presidente da Agetrans, Kaká Nogueira, a melhor forma de levar benefícios a uma cidade é escutando a própria população. “O PDRIS é um projeto arrojado que envolve todas as partes interessadas em infraestrutura, a comunidade de cada município escolhe o que é melhor para sua região e o governo do Estado executa, esse é o formato ideal de desenvolvimento”, pontuou.

Para o engenheiro civil Luiz Eraldo Nunes Povoa, construir novas estruturas, além de dar mais segurança para quem utiliza, evita o desmatamento para extração de madeira. “As estruturas velhas foram substituídas por novas de concreto, que são seguras e com uma durabilidade incomparavelmente superior”, destacou.

População comemora

Trafegando diariamente pelas estradas vicinais do município, levando na garupa da motocicleta uma grande quantidade de redes trazidas da Paraíba para vender aos moradores da região, o comerciante José Alves Fernandes ficou feliz com a troca das velhas pontes de madeira por concreto seguro. “Só posso agradecer, pois essas obras me trouxeram mais dignidade”, disse.

Segundo o produtor rural José Maria Maciel dos Reis, no município de Chapada de Areia uma das principais atividades econômicas é a produção de gado de corte, que em muitos momentos sofria prejuízos com a falta de estrutura das rodovias de acesso às fazendas. “Participei da audiência pública, ajudei a decidir os lugares que iam receber as obras e agora vejo que não foi só promessa”, frisou.

De acordo com o agricultor aposentado Raimundo Roberto Alexandre, de 80 anos, antes da estrutura era preciso andar a pé cerca de sete quilômetros até o povoado mais próximo, todos os meses, para pegar um ônibus e ir a cidade receber a aposentadoria. “Agora o ônibus passa na porta com chuva ou sem chuva, já quando ele demora vou na garupa da moto dos vizinhos”, fala entusiasmado.

Mais obras

Na região centro-oeste, além da conclusão das obras em Chapada de Areia, o município de Monte Santo está com as obras em fase final de execução. E as ações do PDRIS para estradas vicinais já estão em desenvolvimento em outros oito municípios, distribuídos em dois lotes, que terão, ao todo, obras de construção em mais de 350 pontos críticos, com investimento estimado em R$ 15 milhões.

Os municípios que também estão recebendo obras de construção e recuperação de pontes, bueiros e galerias são Abreulândia, Araguacema, Dois Irmãos, Miracema, Miranorte, Caseara, Divinópolis e Marianópolis.

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *