Pará – “Antes, minha casa era um barraco de madeira. Agora é um palácio”. Desta forma, Ana Maria Nogueira descreve sua nova casa, após as transformações viabilizadas pelo Cheque Moradia, benefício social oferecido pelo governo do Estado para melhoria de residências. Ana, o marido, Germano Monteiro Cordovil, e os três filhos viviam numa pequena casa de madeira, na Vila de Santo Antonio do Prata, antiga Colônia do Prata, localizada no município de Igarapé-Açu, nordeste do Pará. Ela recebeu o Cheque Moradia em abril do ano passado.
Igarapé-Açu está entre os municípios beneficiados com o programa habitacional, que ao longo de 2013 teve seu processo de interiorização intensificado. “Com isso, conseguimos levar os recursos do programa para famílias carentes do interior do Estado, possibilitando moradias mais dignas, num trabalho em parceria com as Prefeituras”, informou Bernardete Costa, diretora de Relações com o Cliente da Companhia de Habitação do Pará (Cohab).
A família de Ana Maria está entre as 32 beneficiadas pelo programa, coordenado pela Cohab. Todas tiveram a assistência técnica da Companhia, e puderam construir suas novas residências com segurança, disse o engenheiro José de Ribamar Mendes, da Cohab, responsável pela vistoria das obras. Segundo ele, por terem terrenos maiores e facilidade para comprar alguns materiais de construção, as casas no interior ficaram mais amplas e confortáveis. “Eles dispõem de áreas maiores, em terrenos firmes para construção. Outra facilidade está nos preços acessíveis de tijolos e madeira. Isso tudo colabora com o programa, e ajuda na diminuição do déficit habitacional”, acrescentou.
O engenheiro informou ainda que a Cohab viabiliza todo o suporte técnico durante a construção das moradias. “Damos toda a assistência técnica, desde o início, sobre a metodologia construtiva e segurança da construção, incluindo um treinamento para utilização correta do cheque e prestação de contas do recurso recebido”, disse José de Ribamar Mendes.
Mudanças – Outra família contemplada com o Cheque Moradia e que já está na casa nova é Maria Renilce Pimentel, que mora na Vila do Prata com o marido e dois filhos. “Eu fui abençoada. Minha casa antes era toda rachada. Agora, tudo mudou. Espero que esse programa possa beneficiar outras famílias, como a minha”, declarou.
A professora aposentada Iverlândia Lemos, 40 anos, cadeirante, é a mais animada dos moradores da vila. Ela descobriu que o Programa Cheque Moradia poderia ajudar a comunidade. “O meu sonho era ter uma casa boa, e hoje eu tenho. Agora posso ter uma melhor locomoção dentro da minha casa, que antes não era adaptada para a minha necessidade. Mudou 100% a minha maneira de viver”, afirmou.
“Com o Cheque Moradia a gente vê que o governo olhou com carinho para as pessoas com necessidades especiais, para as que moram em áreas de risco e as de baixa renda. É gratificante ter um governo com um olhar atento às carências da população”, ressaltou Iverlândia.
Em dezembro do ano passado, o Programa Cheque Moradia foi transformado em lei e efetivado como política pública.
Da Agência Pará de Notícias