O governo da presidente Dilma Rousseff segue mal avaliado pelos brasileiros. É o que revela a última pesquisa Ibope, feita a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
De acordo com o levantamento, o governo petista é reprovado em sete de nove áreas avaliadas: saúde, educação, segurança, desemprego, impostos, inflação e taxa de juros.
Em seis áreas o governo Dilma é reprovado pela maioria dos brasileiros. O pior resultado ocorre na saúde: 72% de reprovação; seguida pelos impostos, com 71% e segurança, com 70%.
Apesar do discurso da presidente Dilma de que a inflação está sob controle, 63% dos brasileiros reprovam o executivo federal nessa área, uma sinalização de que o aumento dos preços está corroendo o poder de compra das famílias.
Outra área mal avaliada é a política de juros, com 65% de reprovação. Com a taxa básica do Banco Central em 10% ao ano, o Brasil ostenta hoje o título de país com a mais alta taxa real do planeta.
O governo Dilma é reprovado ainda na educação (58%) e no combate ao desemprego (49%).
A pesquisa foi feita entre os dias 23 de novembro e 2 de dezembro, com 2.002 entrevistas em 141 municípios. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.