PSDB – TO

Com máquinas do Terra Forte, produtores do TO preparam plantio

450A entrega de máquinas do governo do Estado, através do programa Terra Forte, tem mudado a realidade de pequenos produtores de municípios tocantinenses. Em Paraíso do Tocantins, por exemplo, somente neste mês de janeiro, o trator cedido à prefeitura já atendeu cerca de 80 pequenos produtores.

Jaqueline Alves da Silva mora no Distrito de Santa Luzia, que fica localizado a 5 km da cidade, e foi um das beneficiadas com o trabalho de gradeamento feito pelo trator. “Facilitou demais. Se fosse para a gente fazer esse serviço ia demorar muito, e o melhor é que não precisamos pagar”, comemora a produtora, que após o serviço já plantou mandioca, milho e feijão.

De acordo com Eva Maria Noleto, presidente da Associação e Moradores e Pequenos Agricultores do Distrito de Santa Luzia, a chegada do trator cedido pelo Estado só trouxe benefícios às 35 famílias que moram no local. “Somente nesse distrito já beneficiamos dez produtores que prepararam o terreno para plantar cana, milho e mandioca e ainda vamos conseguir concretizar o projeto da lavoura comunitária. Graças a Deus o governo mandou isso para a gente, além de tudo vai gerar emprego e renda”, ressalta.

Quem também tem comemorado o benefício é o produtor Silvio Domingos Francisco Neto. O trator já está na fazenda dele para iniciar a plantação. “O serviço chegou em muito boa hora. Não tava tendo condições de fazer, mas agora mesmo vou pegar máquina e gradear todo o espaço onde serão plantadas a mandioca e o milho”, conta.

Mais produtores serão beneficiados

De acordo com a diretora de Empreendimentos Agrícolas da Prefeitura de Paraíso, Neusa Helena Inácia Rua, o trator já atendeu a cerca de 80 pequenos produtores, através de duas associações. Os cadastros continuam sendo realizados. “Nós estamos priorizando os produtores que visam o plantio de alimento, para depois disponibilizarmos para aqueles que querem fazer o plantio do capim. Os interessados vão a prefeitura fazer o cadastro e nós, de acordo com um cronograma, cedemos a máquina, sendo que ele tem, apenas, que arcar com o óleo, o que é uma forma de eles se comprometerem com o bom uso”, explicou.

A diretora anda lembra que o trator fica até quatro horas à disposição de cada produtor e só pode ser utilizado em propriedades de até um alqueire.

Terra Forte

As máquinas entregues aos 139 municípios do Estado fazem parte do programa Terra Forte, que integra o programa estadual Pró-Municípios. Ao todo, foram investidos R$ 28 milhões na aquisição de 1.126 máquinas e implementos, com recursos financiados pelo Banco do Brasil.

Os kits são compostos por um trator agrícola traçado, uma grade aradora, uma distribuidora de calcário de arrasto e uma plantadora adubadora, também foram adquiridos pulverizadores agrícolas de barras, roçadeiras de arrasto, perfuradores de solo, caminhões trucados e um caminhão toco.

De acordo com o secretário executivo de Agricultura e Pecuária (Seagro), Ruiter Padua, as máquinas foram entregues para as prefeituras e mais 29 associações organizadas. “Todos os municípios foram beneficiados e a maior vantagem do programa é que o pequeno produtor pode corrigir a terra com o calcário, o que aumenta muito a produtividade. Além do mais, nós garantimos o transporte, já que cedemos o caminhão para que esse produto seja levado até a propriedade”, disse.

Ainda segundo o secretário executivo, neste ano será feito um acompanhamento das ações, para verificar se as máquinas estão sendo usadas para os fins específicos. “Para isso, vamos, inclusive, reavivar e reestruturar os Conselhos de Desenvolvimento Rural, que também vão fiscalizar o uso dos equipamentos”, completou.

Fonte: ATN

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *