PSDB – TO

Com melhoria na estrutura, Hospital Infantil aumenta número de cirurgias

Unidade hospitalar já realizou neste ano 116 cirurgias a mais que as realizadas no mesmo período de 2012
Unidade hospitalar já realizou neste ano 116 cirurgias a mais que as realizadas no mesmo período de 2012

Seguindo a tendência de outras unidades hospitalares do Estado, as cirurgias realizadas no Hospital Infantil de Palmas (HIP) tiveram um aumento significativo se comparado ao ano passado. Enquanto em 2012, até o mês de outubro, foram realizados 502 procedimentos cirúrgicos, nesse ano, até o mesmo período, já foram realizados 662 procedimentos, 116 cirurgias a mais.

Além de poder comemorar o aumento dos números de cirurgias, funcionários e pacientes também estão podendo ver o serviço ampliado com a atuação de mais dois cirurgiões pediatras que foram contratados pelo governo do Estado para melhorar o atendimento. Atualmente, quatro cirurgiões atuam na unidade.

“Antes, nós tínhamos apenas dois profissionais que faziam as cirurgias e com a chegada desses outros cirurgiões podemos aumentar o número de procedimentos realizados e consequentemente contribuir para diminuir a fila de espera”, destacou a diretora administrativa do HIP, Marinete Araújo.

No ano de 2012, até outubro, foram realizadas 262 cirurgias de pequeno porte, como cirurgia de hérnia e fimose, 166 de médio porte, como a de drenagem do tórax e 74 de grande porte, como a nefrectomia (remoção de rim). Neste ano, também até outubro, já foram realizados 387 procedimentos de pequeno porte, 182 de médio e 93 de grande porte.

Menos filas

Além do aumento na equipe de profissionais, outra ação que tem contribuído para diminuir a espera por cirurgias no HIP é realização de mutirões. Isso porque todos os anos o Tocantins se mobiliza para ter participação garantida do Mutirão de Cirurgias Pediátricas, que é promovido pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (Cipe). O Estado é o único da região norte que já participou de todas as edições do evento.

A cirurgiã pediátrica Lúcia Caetano Pereira, membro titular da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), destaca a importância da participação do Estado. “Nós sempre recebemos o convite para participar e fazemos toda a mobilização para que isso ocorra, com o apoio do Estado. Isso porque o evento é importante para reduzir as filas e contribuir para a divulgação da especialidade, que precisa de mais profissionais”, disse completando que todo o Tocantins conta apenas com os quatro cirurgiões pediatras.

O objetivo do mutirão, além de diminuir as filas, é realizar procedimentos cirúrgicos de médio e pequeno porte para liberar os leitos para procedimentos de maior complexidade.

De acordo com o diretor geral do Hospital Infantil, Giovani Merenda, a ação só traz benefícios. “O mutirão de cirurgia pediátrica não vai acabar com o problema de filas, mas com certeza vai diminuir o número de crianças a espera de cirurgias eletivas. Nós tínhamos ente 2012 e 2013 cerca de 600 pacientes na fila de espera e com o mutirão e o aumento da equipe o giro de cirurgias cresceu e consequentemente diminuiu o número para cerca de 350 crianças na espera.”, disse.

Fonte: Sesau-To

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *