PSDB – TO

CPMI: Ordem de convocados é estratégia de protelação

petrobras1Brasília (DF) – A CPI Mista da Petrobras aprovou nesta terça-feira (3) requerimentos para que a presidente da estatal, Maria das Graças Foster, e o ex-dirigente da empresa José Sergio Gabrielli prestem depoimentos. Também serão ouvidos os ex-diretores Paulo Roberto Costa (Abastecimento), Nestor Cerveró (Internacional) e o doleiro Alberto Yousseff. Ainda não foi definida a data para os depoimentos.

Porém, para o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) a ordem para ouvir os depoimentos é que definirá o rumo das investigações da comissão.

“Há um grande número de convocados que, certamente, não terão contribuição a oferecer à CPI: são técnicos, são servidores. É uma estratégia, pelo menos é o que aparenta, de protelação. É preciso saber se a ordem será definida em razão de oportunidade”, afirmou o tucano.

Também foi aprovado pedido da oposição para ter acesso a cópias de ação judicial, inquérito e quebras de sigilos bancário, fiscal e telefônico feitas pela Polícia Federal na Operação Lava Jato, deflagrada em março passado, que investiga um esquema de lavagem de dinheiro que teria movimentado cerca de R$ 10 bilhões.

A oposição defende que os depoimentos sejam marcados após análise desses documentos.

Um texto, com 17 páginas, foi colocado em discussão. Nele, há uma lista de temas que devem ser investigados:

1) Refinaria de Pasadena (restringe denúncias à polêmica de preço);

2) SBM Offshore (suspeita de pagamento de propina para obtenção de contratos;

3) segurança em plataformas, incluídas a P-36 (governo Fernando Henrique Cardoso, 2001) e a P-62 (governo Dilma Rousseff, 2013);

Na manhã desta terça-feira (3) a CPI da Petrobras exclusiva do Senado, que é controlada pelos senadores da base aliada, marcou o depoimento de Paulo Roberto Costa para o próximo dia 10.  No caso da CPI mista, ainda não foi anunciada a data para o depoimento de Costa e dos demais convidados.

Com informações do Portal do PSDB no Senado e do Correio Braziliense na versão online

 

4) Refinaria Abreu e Lima.

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *