26/08 Dia de comemorar e refletir sobre todas as nossas conquistas e sobre o muito que ainda temos a realizar.
A vitória que garantimos ontem, com a aprovação em primeiro turno da PEC 98/2015, abre o caminho para uma grande comemoração no dia de hoje. A vergonha de outrora, sofrida com a derrota na Câmara dos Deputados, foi recompensada com a participação efetiva dos nossos senadores e senadoras. Ou seja, o avanço que nos foi negado na Câmara agora chega com todas as garantias na legítima aprovação da PEC 98/2015 pelo Senado Federal, um grande marco na luta pela igualdade de gêneros e um grande avanço no cenário político brasileiro.
Inúmeras são aquelas que diuturnamente trabalham por soluções e ações efetivas para o sucesso de uma empreitada árdua, porém libertadora de preconceitos tão arraigados em nossa sociedade.
Somos resistentes e insistentes na questão da “equidade”. Conquistamos o direito ao voto, aprovamos a Lei Maria da Penha, asseguramos a inserção competitiva no mercado de trabalho, entre tantos outros avanços. A aprovação da PEC 98/2015, que ainda precisa passar por mais um turno de votação, abre agora a chance de uma participação muito maior no Legislativo brasileiro e no processo decisório democrático.
Sabemos que as conquistas adquiridas são muito importantes, mas devemos nos atentar para que não se percam os esforços na luta pela igualdade de gênero, da qual somos tão carentes.
Somos fortes e precisamos ser cada vez mais “uma só voz”, unidas por uma mesma causa. Afinal somos a maioria, somos “mais mulheres na política”.