PSDB – TO

Dia Mundial de Luta contra a Aids alerta para importância da prevenção

O teste rápido para diagnóstico de HIV pode ser feito quando a pessoa se expôs a algum tipo de risco ou vulnerabilidade
O teste rápido para diagnóstico de HIV pode ser feito quando a pessoa se expôs a algum tipo de risco ou vulnerabilidade

Aos 21 anos, Gabriel Lucca, nome fictício criado para não identificar o jovem, descobriu ser portador do vírus HIV, Aids. Gabriel conta que em 2011 foi acompanhar a mãe, que é soro positivo, a uma consulta, e lá decidiu fazer o teste rápido para diagnóstico de infecção por HIV, que apresentou positivo. “Foi uma momento muito difícil, logo após o resultado eu tentei o suicídio. Somente após eu conhecer a Rede Nacional de Adolescentes e Jovens vivendo com a Aids/HIV é que eu pude perceber que a vida não tinha acabado. Com o grupo eu pude ter apoio, aconselhamento, me ensinaram sobre a medicação e como viver o dia-a-dia”, contou.

Gabriel acredita ter sido infectado pelo vírus ao praticar sexo inseguro e fala que o melhor caminho é a prevenção. “Eu levo uma vida normal, recebo medicação e acompanhamento médico. A mensagem que eu deixo é que o mais importante é a prevenção, mas para as pessoas que já estão com o vírus eu digo que deve continuar se cuidando, tomando a medicação e se alimentando bem, com isso terão uma boa vida”, afirma.

Dia Mundial de Luta contra a Aids
Neste domingo, 1º, é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids. O objetivo da data é chamar a atenção para a importância do diagnóstico do HIV/Aids, sífilis e hepatites virais. Conforme o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), no Tocantins, foi diagnosticado até outubro deste ano, 168 novos casos em pessoas maiores de 13 anos. Deste total, 104 foram em homens e 64 em mulheres. A faixa etária que mais apresentou casos foi a 25 a 29 anos, com 28 casos.

A assessora de Assistência e Vigilância das DSTs, Aids e Hepatites Virais da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), Milena Alves, conta que o atendimento para detecção do vírus da aids é ofertado em todas as unidades básicas de saúde, através de exame de sorologia, que dependendo do município, leva de 10 a 60 dias para ter o resultado, e há também os testes rápidos que são feitos em 25 municípios tocantinenses.

“O teste rápido para diagnóstico de HIV é feito quando a pessoa se expôs a algum tipo de risco ou vulnerabilidade. Para realizar o teste, é coletado apenas uma gota de sangue do dedo.O resultado sai em 20 minutos, a pessoa recebe aconselhamento antes e depois do exame”, informa. Milena destaca que a entrega do resultado é sigilosa e se o resultado final der positivo, a pessoa em atendimento é encaminhada para tratamento nos serviços de referência.

No Estado, o tratamento para os portadores de HIV está disponível em Porto Nacional, no Centro Municipal de Especialidades Médicas (CEME); em Paraíso, na Policlínica; em Araguaína, no Hospital Público de Doenças Tropicais; em Gurupi, também na Policlínica; e em Palmas, no Henfil.

Milena ressalta que o diagnóstico precoce, seguido do tratamento especializado com acesso aos medicamentos antirretrovirais e de acompanhamento clínico adequado, com consultas médicas constantes, são os grandes responsáveis pelo aumento da qualidade de vida dos portadores do HIV.

Ações 2013

O governo do Estado em 2013, através da Sesau, trabalhou intensamente com capacitação para os profissionais de saúde do Tocantins. “Realizamos cursos de vigilância epidemiológica das DSTs, fizemos curso de teste rápido, visitas regionalizadas e intensificamos as supervisões dos serviços. Neste ano, nós focamos muito na capacitação do profissional e visita técnica de como está acontecendo o serviço das secretarias municipais que foram capacitadas no ano passado”. A assessora diz que o Estado tem liberado o máximo de insumos para prevenção, como camisinhas, gel lubrificante e material informativo sobre HIV/aids, DSTs e hepatites virais aos municípios tocantinenses.

Novas formas de tratamento

Milena explica que o Tocantins está em um processo de começar a oferecer tratamento de aids nas unidades básicas de saúde. “O Brasil está com uma proposta de se iniciar o tratamento de aids, assim que é feito o exame, na unidades básicas de saúde com a finalidade de se ter um tratamento precoce com medicamentos antirretrovirais, diminuindo assim a multiplicação e redução do risco de transmissão do vírus”, informou.

A assessora da Sesau conta que estão sendo intensificadas estratégias para que não haja novas infecções. “Para isso estamos nos reaproximando das organizações não governamentais, das escolas e do Ministério da Saúde, para identificar estratégias regionais. E para o ano que vem haverá muito capacitação com os profissionais da saúde”, finaliza.

Disque Aids
A Sesau disponibilizou o número 0800 645 0112 para as pessoas que desejam tirar dúvidas sobre, como acontece a transmissão do vírus HIV, diagnóstico, tratamento e quaisquer outros questionamentos e orientações. A ligação é gratuita e pode ser feita por telefones fixos, públicos e celulares. O horário de atendimento é das 12h30 às 18h30.

Programação
Para celebrar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Sesau realiza passeio ciclístico e corrida no dia 1º de dezembro, com concentração às 8 horas, na Praça dos Girassóis em Palmas, e chegada no Parque Cesamar. No parque haverá programação intensa com vacinação HV-B, teste rápido para HIV/HV/Sífilis, teste diabetes e aferimento de pressão, além de atividades físicas, sorteio de brindes, coffee break e massagem.

Fonte: ATN

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *