Durante os dias 8 e 9 de novembro, dando continuidade ao seminário sobre o planejamento estratégico do futuro que queremos no Distrito Federal, para seu centenário, chamado Brasília 2060, organizado pelo IBICT e pela Fundação Dom Cabral por meio do deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF), que idealizou planejarmos agora ações que garantirão qualidade de vida para a população do DF e manutenção do projeto inicial, debatemos com diversos especialistas o tema educação.
Nos últimos anos, o Distrito Federal estagnou em diversos indicadores de avaliações da qualidade de ensino. Esse dado é muito preocupante, pois a única garantia de um futuro melhor é justamente ensino pleno e de qualidade ofertado à população. Nesse sentido, durante todo o seminário abordamos como melhorar essa situação e, principalmente, garantirmos com ações agora que no centenário de Brasília tenhamos uma educação de primeiro mundo, meta a ser alcançada.
Dentro disso é unânime a ideia de uma educação em tempo integral, principalmente nas séries iniciais, que são a base da formação cognitiva de todos nós. Investir na formação de um indivíduo que seja protagonista, criativo e com comprometimento social é o que almejamos para o centenário de Brasília. Sem deixar, é claro, de investir na formação continuada dos professores para que possam sempre estar em sintonia com o aluno. A infraestrutura das escolas, oferecendo segurança e tecnologias avançadas para o aprendizado também são importantes para a garantia de um ensino de qualidade desde já.
Em junho de 2012, a JPSDB-DF teve a ideia de fazer esse mesmo debate, onde chamamos Brasília+45.
Brasília foi uma cidade projetada, hoje precisamos planejá-la. Só assim garantiremos um futuro com mais qualidade, que tem sido perdida a cada ano. Enfrentamos problemas de cidades grandes no DF: violência, mobilidade urbana e saúde.
Essa parceria entre a JPSDB-DF no Brasília+45 e o deputado Izalci no Brasília 2060 tende a crescer ainda mais, pois o projeto proposto pelo deputado vai agora debater segurança pública, mobilidade urbana, saúde, saneamento básico e moradia, temas convergentes.
Planejar o futuro do DF é um passo muito importante que o PSDB deu, pois o que assistimos diariamente é uma política incrementalista por parte do governo do PT, onde não há o mínimo de planeamento nas políticas públicas. O que mais temos são exemplos de idas e vindas em ações do governo em todas as áreas. Portanto, mais uma vez o PSDB mostra seu protagonismo com o planejamento de políticas públicas nessas ações da JPSDB-DF e do projeto Brasília 2060 do deputado Izalci, começando pela educação, que é a melhor ponte para um futuro melhor.
Presidente JPSDB-DF e cientista político.