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Educação musical estimula aprendizagem em escolas do TO

Educação TocantinsEstudantes das 43 escolas de tempo integral do Tocantins aprendem, em sala de aula, muito mais do que os tradicionais conhecimentos que compõem a grade curricular. Nestas unidades, a iniciação musical é disciplina presente e garante oportunidade aos alunos de desenvolverem um novo talento.

A partir da disciplina de iniciação musical os estudantes de escolas de tempo integral de todo o Estado têm acesso a aulas regulares de teoria musical, história da música e partitura, dentre outras matérias inerentes ao assunto. De acordo com o assessor técnico do departamento de desenvolvimento da educação, da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Lucas Xavier Brito, os alunos que demonstram aptidão ou interesse em aprofundar-se na música têm a oportunidade de estudar instrumentos diversos, tais como clarinete, flauta, violão, bateria, dentre outros, após as aulas regulares. “Começamos a trabalhar a iniciação musical no primeiro ano, com alunos de 6 anos de idade. Depois dos horários das aulas há também os treinamentos e ensaios, onde os alunos que tem mais aptidão para a música começam a desenvolver seus talentos”, explica.

Marcos André Dionísio Santos, de 15 anos, aluno do 1º ano do ensino médio, toca clarinete e revela que pretende seguir carreira de músico. “Estudo música há seis anos e toco por prazer. Pretendo me formar em música e me tornar um maestro”, conta.

No Centro de Atenção Integral à Criança (Caic), são oferecidas aulas de música duas vezes por semana. A partir dos alunos que se destacaram na disciplina, foi formada há dois anos uma Camerata. O repertório do grupo musical é variado, desde música clássica até regional e MPB. Eles se apresentam em eventos quando são requisitados e em festivais de música.

O aluno do 9° ano do Caic, Hugo Bandeira, toca violão há um ano no grupo e diz que é uma atividade muito importante para a vida. “Se eu não estivesse aqui tocando ficaria desocupado. É muito melhor está aqui aprendendo uma atividade do que ficar por aí sem fazer nada”, diz.

Disciplina

Para o professor de música da Escola de Tempo Integral Rachel de Queiroz, no Aureny III, Oséias de Oliveira, os alunos que optaram por aprofundarem-se na música acabam demonstrando mais disciplina no dia a dia, em relação à concentração e mesmo com os horários de aulas, além de terem ampliado a percepção e a sensibilidade. “A música proporciona a quem estuda mais disciplina, ofertando também noção de limites. A música dá uma outra percepção de mundo”, acrescenta.

O professor destaca também que é realizado um trabalho interdisciplinar, unindo a música com outras disciplinas. “Tentamos também unir outras disciplinas como história e línguas, pegando assuntos e montando paródias, praticando a escrita e outras coisas”, declara.

A aluna do 1º ano do ensino médio, Karollini Mendes de Castro, 16 anos, toca flauta transversal e conta que escolheu o instrumento por considerar o som lindo. A garota revela ainda que após iniciar os estudos musicais a concentração e compreensão de matemática melhoraram consideravelmente. “Estudar música e praticar flauta transversal está me ajudando muito em matemática, pois temos que contar os tempos, dividir notas e outras coisas muito importantes pra música. Além disso, tocar é melhor do que eu imaginava, superou minhas expectativas”, declara.

Orquestras

Atualmente a Seduc desenvolve um trabalho de formação de orquestras sinfônicas e sanfônicas em todo o Estado. Conforme o assessor da Seduc, em Palmas hoje existem a orquestra Sinfônica dos Girassóis, a primeira do estado, composta por 70 integrantes; e a Orquestra Sanfônica Amor Perfeito do Tocantins, composta por 35 integrantes.

Lucas antecipa que estão sendo montadas mais duas orquestras em municípios do interior. Uma sanfônica, em Gurupi; e uma sinfônica, em Paraíso. “O objetivo dessas orquestras é juntar os talentos que estão surgindo nas escolas e desenvolvê-los. Essas orquestras devem começar seus ensaios no início do segundo semestre”, ressalta.

Investimentos em música no TO

Em 2012, o Governo do Estado investiu mais de R$ 13 milhões na educação musical. Os recursos oriundos do Tesouro Estadual para aquisição de instrumentos musicais foi essencial para formação de seis bandas sinfônicas e 26 fanfarras, além da Orquestra Sinfônica dos Girassóis e a inédita Orquestra Sanfônica Amor Perfeito. O Estado também implantou o Coral Mil Vozes. Ainda de acordo com o assessor da Seduc, a secretaria ainda está finalizando um processo de licitação para aquisição de mais 150 instrumentos para as fanfarras.

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