Estudantes das 43 escolas de tempo integral do Tocantins aprendem, em sala de aula, muito mais do que os tradicionais conhecimentos que compõem a grade curricular. Nestas unidades, a iniciação musical é disciplina presente e garante oportunidade aos alunos de desenvolverem um novo talento.
A partir da disciplina de iniciação musical os estudantes de escolas de tempo integral de todo o Estado têm acesso a aulas regulares de teoria musical, história da música e partitura, dentre outras matérias inerentes ao assunto. De acordo com o assessor técnico do departamento de desenvolvimento da educação, da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Lucas Xavier Brito, os alunos que demonstram aptidão ou interesse em aprofundar-se na música têm a oportunidade de estudar instrumentos diversos, tais como clarinete, flauta, violão, bateria, dentre outros, após as aulas regulares. “Começamos a trabalhar a iniciação musical no primeiro ano, com alunos de 6 anos de idade. Depois dos horários das aulas há também os treinamentos e ensaios, onde os alunos que tem mais aptidão para a música começam a desenvolver seus talentos”, explica.
Marcos André Dionísio Santos, de 15 anos, aluno do 1º ano do ensino médio, toca clarinete e revela que pretende seguir carreira de músico. “Estudo música há seis anos e toco por prazer. Pretendo me formar em música e me tornar um maestro”, conta.
No Centro de Atenção Integral à Criança (Caic), são oferecidas aulas de música duas vezes por semana. A partir dos alunos que se destacaram na disciplina, foi formada há dois anos uma Camerata. O repertório do grupo musical é variado, desde música clássica até regional e MPB. Eles se apresentam em eventos quando são requisitados e em festivais de música.
O aluno do 9° ano do Caic, Hugo Bandeira, toca violão há um ano no grupo e diz que é uma atividade muito importante para a vida. “Se eu não estivesse aqui tocando ficaria desocupado. É muito melhor está aqui aprendendo uma atividade do que ficar por aí sem fazer nada”, diz.
Disciplina
Para o professor de música da Escola de Tempo Integral Rachel de Queiroz, no Aureny III, Oséias de Oliveira, os alunos que optaram por aprofundarem-se na música acabam demonstrando mais disciplina no dia a dia, em relação à concentração e mesmo com os horários de aulas, além de terem ampliado a percepção e a sensibilidade. “A música proporciona a quem estuda mais disciplina, ofertando também noção de limites. A música dá uma outra percepção de mundo”, acrescenta.
O professor destaca também que é realizado um trabalho interdisciplinar, unindo a música com outras disciplinas. “Tentamos também unir outras disciplinas como história e línguas, pegando assuntos e montando paródias, praticando a escrita e outras coisas”, declara.
A aluna do 1º ano do ensino médio, Karollini Mendes de Castro, 16 anos, toca flauta transversal e conta que escolheu o instrumento por considerar o som lindo. A garota revela ainda que após iniciar os estudos musicais a concentração e compreensão de matemática melhoraram consideravelmente. “Estudar música e praticar flauta transversal está me ajudando muito em matemática, pois temos que contar os tempos, dividir notas e outras coisas muito importantes pra música. Além disso, tocar é melhor do que eu imaginava, superou minhas expectativas”, declara.
Orquestras
Atualmente a Seduc desenvolve um trabalho de formação de orquestras sinfônicas e sanfônicas em todo o Estado. Conforme o assessor da Seduc, em Palmas hoje existem a orquestra Sinfônica dos Girassóis, a primeira do estado, composta por 70 integrantes; e a Orquestra Sanfônica Amor Perfeito do Tocantins, composta por 35 integrantes.
Lucas antecipa que estão sendo montadas mais duas orquestras em municípios do interior. Uma sanfônica, em Gurupi; e uma sinfônica, em Paraíso. “O objetivo dessas orquestras é juntar os talentos que estão surgindo nas escolas e desenvolvê-los. Essas orquestras devem começar seus ensaios no início do segundo semestre”, ressalta.
Investimentos em música no TO
Em 2012, o Governo do Estado investiu mais de R$ 13 milhões na educação musical. Os recursos oriundos do Tesouro Estadual para aquisição de instrumentos musicais foi essencial para formação de seis bandas sinfônicas e 26 fanfarras, além da Orquestra Sinfônica dos Girassóis e a inédita Orquestra Sanfônica Amor Perfeito. O Estado também implantou o Coral Mil Vozes. Ainda de acordo com o assessor da Seduc, a secretaria ainda está finalizando um processo de licitação para aquisição de mais 150 instrumentos para as fanfarras.