Brasília – Os principais empresários do Brasil reprovam a logística do país. Em levantamento feito pelo Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos), publicado pelo jornal O Globo, os responsáveis pelas maiores companhias do Brasil atribuíram nota 4,8, em uma escala que vai de 0 a 10, para a logística nacional.
A pesquisa indicou também que 99% do empresareiado acredita que a má qualidade da logística prejudica a competitividade dos empreendedores nacionais.
“O Brasil está cada vez mais perdendo oportunidades. O mundo está ciente disso – o FMI identificou que nosso crescimento ficará em último lugar entre os países emergentes. A infraestrutura tem um enorme peso neste processo. O setor produtivo sofre, e muito, com todos esses gargalos”, avalia o deputado federal Marcus Pestana (PSDB-MG).
O parlamentar destaca que, nos últimos anos, as empresas de agronegócio do Centro-Oeste brasileiro, por exemplo, praticamente dobraram sua produção – mas contam com os mesmos aparatos de antes para escoamento.
Pestana afirma que a logística falha tem como uma das causas a quantidade reduzida de investimentos no setor realizada pelo governo federal. lembra que, no Brasil, o índice de investimento em relação ao PIB é de somente 18% – em comparação à Argentina, que passa por um momento econômico mais delicado do que o brasileiro, e que patamar de 25%.
E reitera: “O governo do PT ampliou e muito os gastos correntes, desperdiçando recursos que poderiam ir para a infraestrutura e outras áreas estratégicas.”
Para o tucano, “preconceitos ideológicos” fizeram que, por muito tempo, o PT inibisse a entrada de agentes do setor privado no campo da logística: “Não vemos nenhum sinal de melhora na gestão petista. Não há nada que o governo tenha feito ou esteja fazendo que sugere uma alteração. O que existe é um intervencionismo desorganizado e ações atropeladas, como na área de energia elétrica e na tentativa de controle da inflação. É a esse tipo de gestão que o PSDB faz oposição.”