Brasília – Com serviço caro e ineficiente, as empresas de telefonia são alvo de críticas de milhares de consumidores. Para discutir as recorrentes falhas, as comissões de Trabalho e de Defesa do Consumidor promoveram hoje reunião conjunta a pedido do deputado Nelson Marchezan Júnior (RS) sobre a terceirização de empresas no setor.
De acordo com o tucano, as empresas terceirizadas prestam cerca de 80% dos serviços das telefonias, como manutenção, instalação e construção da estrutura. Apesar disso, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) se omite na fiscalização dessas relações de trabalho. “Temos empresas entre os maiores faturamentos do Brasil e outras que quebram e deixam os trabalhadores sem nenhum direito”, explicou Marchezan.
“Com a audiência tentamos montar esse quebra-cabeça para verificar as causas da baixa qualidade do serviço. Com muita tristeza, verificamos que é absoluta a omissão da Anatel na fiscalização e na cobrança de metas”, explicou o tucano. Segundo ele, a agência deixou de ser um órgão de Estado para ser um órgão de governo vinculado aos negócios do setor, não ao interesse público. “Ainda é um ambiente bastante nebuloso”, concluiu o tucano.
Do Portal do PSDB na Câmara