Brasília (DF) – Estudantes da rede pública de Educação do Distrito Federal, sob comando do governo do PT de Agnelo Queiroz, receberam camisetas de uniforme com erros de grafia: no lugar do “s” de ensino, o uniforme estampa “c” . O equívoco foi parar nas redes sociais e virou motivo de chacota. A secretaria confirmou que foram encontradas 27 camisetas estampadas com a palavra “encino” em vez de “ensino”.
De acordo com o jornal O Globo, desta terça-feira (18), o uniforme foi confeccionado pelo governo local. Porém, a Secretaria de Educação do DF informou que “há indícios de adulteração em seus novos uniformes escolares”, e que a Polícia Civil será acionada.
Na última sexta-feira, um aluno percebeu o equívoco, e sua irmã publicou uma fotografia (a mesma que está nesta reportagem) em rede social que já foi compartilhada cerca de 10 mil vezes. “Na etiqueta está escrito Fábrica Social”, escreveu a menina, referindo-se ao programa de capacitação profissional do governo do DF que produz e doa os uniformes. Maykon Douglas, que recebeu o uniforme com erro ortográfico, estuda no Centro de Ensino Médio 01 de Brazlândia, cidade a 45km de Brasília.
Brazlândia foi uma das três primeiras cidades a receber as camisetas. O tema dos uniformes deste ano é a Copa do Mundo, com o desenho do Estádio Nacional Mané Garrincha. Segundo dados da Fábrica Social, por volta de 410 mil alunos de 654 escolas públicas do Distrito Federal receberão cerca de um milhão de camisetas. Em nota divulgada sábado, a Fábrica Social negou que tenha produzido as camisetas com o erro.