PSDB – TO

Ex-presidente alerta que vozes das ruas devem ser ouvidas, pois há um sentimento de insatisfação

fhc-foto-george-gianni--300x200Brasília – Ao participar da 10ª edição do Congresso Brasiliense de Direito Constitucional, promovido pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso defendeu que as vozes das ruas sejam ouvidas, pois os protestos demonstram que há uma “insatisfação, apesar dos avanços”, pois “muita coisa não está boa”.

Para o ex-presidente, as pessoas querem “participar mais” das decisões tomadas pelos governantes não só no Brasil, mas no mundo em geral. “Nós temos de ficar atentos ao recado [ao fato] que as ruas estão dando recados”, advertiu FCH. “[Há] um sentimento de insatisfação, apesar dos avanços, muita coisa não está boa.”

Em seguida, FHC citou exemplos das causas da insatisfação. “Há a questão da corrupção, a criminalidade é grande, há uma irritação que corta toda a sociedade”, disse. Segundo ele, o momento atual indica que várias mudanças deverão ocorrer, mas não é possível dizer quais serão elas.

“Nós estamos vivendo um momento, que é cedo para dizer o que será, mas alguma coisa será, porque nós vivemos um momento de tantas modificações”, ressaltou o ex-presidente. “Cada pessoa quer participar mais. As pessoas estão querendo participar mais. A sociedade hoje requer mais rapidez em certas decisões”, completou.

Porém, o ex-presidente reiterou que decisões levadas pela pressão da rapidez podem causar uma série de erros, inclusive ser compreendidas como medidas autoritárias. “[Mas] a sociedade está clamando para que algumas soluções mais rápidas sejam oferecidas”, disse.

FHC fez palestra de abertura ontem (16) do congresso e, em seguida concedeu entrevista coletiva. O ex-governador de São Paulo José Serra participará do congresso nesta quinta-feira (17), ao debater sobre tributação, orçamento e sistema financeiro durante a Assembleia Constituinte.

O ex-presidente foi homenageado e recebeu a Medalha Assembleia Nacional Constituinte, cunhada na época da promulgação da Carta e entregue aos premiados somente em 2013. Vários integrantes do PSDB, que participaram da elaboração da Constituição em 1988, também receberam a medalha no último dia 9, em solenidade no Congresso.

Ver mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *