Brasília (DF) – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso considera difícil o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva impedir a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, pois, segundo ele, é impossível brigar com os fatos. Para Fernando Henrique, a oposição deve “verificar os fatos” e atender ao interesse da opinião pública que é apurar.
As informações estão publicadas no O Globo desta quarta-feira (9).
“Ele [Lula] está se propondo a uma tarefa ambiciosa [impedir a CPI]. Fica contra a opinião pública e os dados que estão aí por todos os lados. A oposição deve verificar os fatos e, ao contrário do que o Lula está dizendo, não deve usar [a CPI] como bandeira política. É uma coisa de interesse nacional. Tem que buscar os fatos e corrigi-los~”, disse.
Para Fernando Henrique, se as informações que surgem sobre as irregularidades e a corrupção envolvendo a Petrobras será “espantoso”: “Se ele [Lula] conseguir demonstrar que está tudo certo, é bom para o Brasil. Mas é difícil”, afirmou.
Para o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), a proposta de Lula de mandar o governo e o PT para cima da CPI foi uma espécie de admissão de culpa. “Com sua fala, ele revela receio de que a verdade possa vir à tona”, disse ele