Goiânia (GO) – O Hospital de Urgências da Região Noroeste de Goiânia, o Hugo 2, obra do Governo de Goiás, está sendo construído no Km 5 da GO-070, saída para Inhumas, no Setor Santos Dumont, em Goiânia. Com área de 27.714.77 m², o hospital, em ritmo acelerado de construção, que deve ser inaugurado entre maio e junho deste ano, já é considerado um dos mais modernos da Região Centro-Oeste do país. A área total do terreno é de 137 mil².
“O Hugo 2 já é uma realidade. Quem passa pela GO-070 pode enxergá-lo em sua integralidade. Nós podemos dizer que ele está pronto e que entrou na fase de acabamento. Ele deve ser inaugurado entre o final de maio e junho deste ano”, disse o secretário da Saúde de Goiás, Halim Antônio Girade. Os projetos arquitetônico, hidráulico e elétrico do hospital seguem padrões de construções de unidades hospitalares modernas e funcionais. A obra está orçada em R$ 57,3 milhões, recursos do Tesouro Estadual.
O Hugo 2 atenderá a Região Noroeste de Goiânia e a Região Oeste do Estado, desafogando o grande número de atendimentos realizados em hospitais públicos, como o Hugo, no Setor Pedro Ludovico.
“O Hugo 1 foi inaugurado quando Goiânia tinha 700 mil habitantes. Hoje, Goiânia tem quase o dobro de habitantes, cerca de 1,3 milhão. Lógico que nós precisaríamos de outro hospital. Hoje, mesmo com as melhorias feitas pelo Governo do Estado, o Hugo 1 está lotado. Ele trabalha com cerca de 100 a 120 pacientes acima da capacidade. É daí que vem a necessidade de colocar o Hugo 2 para funcionar o mais rápido possível”, ressaltou Halim Girade.
Estrutura
A unidade, que terá 360 leitos, cinco pavimentos de enfermarias para internação, 10 leitos de observação e 40 de UTIs neonatal e pediátrica, além de 13 leitos pra vítimas de queimaduras, atenderá a serviços médicos de urgência e emergência, entre outros.
“Trabalhar com queimados é uma necessidade absoluta porque nós temos apenas três leitos de queimados do SUS no Estado de Goiás. O Hugo 2 prestará os mesmos serviços do Hugo 1, além do acréscimo do atendimento às vítimas de queimaduras. O número de leitos do Hugo 2 é quase 50% superior ao do Hugo 1”, disse Girade.
Cerca de 500 mil habitantes serão diretamente beneficiados com a construção do Hugo 2, que prestará os mesmos serviços do Hugo 1, além do acréscimo do atendimento às vítimas de queimaduras. O hospital terá Banco de Sangue, salas de mamografia, broncoscopia e de teste de esforço. As especialidades atendidas pelo hospital incluem Cirurgia Geral, Ortopedia, Neurocirurgia, Cirurgia Pediátrica e Queimaduras. O projeto inclui também a construção de um heliponto com mil vagas de estacionamento e auditório para 150 lugares.
Segundo informações da Secretaria da Saúde (SES), o Hugo 2 vai contar com o que há de mais moderno no atendimento de urgências, traumas, emergências e tratamento de queimados. No primeiro andar vão funcionar as unidades de pronto atendimento, ambulatórios, consultórios médicos, salas divididas por especialidades e enfermaria clínica.
No segundo vai ficar o Centro Cirúrgico, com sete salas para atendimentos ininterruptos, durante 24 horas. Haverá também uma sala específica com equipe de recuperação pós-anestesia e enfermarias clínicas. Esta mesma estrutura será implantada nos demais andares.
No loca serão feitos exames de tomografia, ressonância magnética, ultrassonografia (de todos os órgãos), eletrocardiografia, ecocardiografia com ecodoppler, endoscopia, videolaparoscopia, análises clínicas, anatomia patológica, broncoscopia e terapia renal substitutiva – que inclui hemodiálise, diálise peritoneal, hemofiltração e transplante renal.
Portal do Governo de Goiás